Ilha de nudismo em São Gonçalo...uhhhhhhh

Você já ouviu falar na ilha do sol em São Gonçalo? ... Hey, não é de São Gonçalo na Bahia que estou falando não, é São Gonçalo Rj, baía da guanabara...Não sabiam que existia uma ilha de nudismo aí??? Pasmem!! nem eu. Vou contar a história pra vocês...


Existiu há alguns muitos anos atrás, claro que eu não estava lá rsrsrs, mas soube, uma gata chamada: Luz del Fuego, Imaginem o fuego da gata! A bela com curvas esculturais tinha um affair com o então ministro da marinha, que babava em seus shows, principalmente quando ela dançava enrolada em uma jibóia.Como sabemos que a imaginação masculina ganha asas com certas coisas, o ministro não resistiu ao pedido da morena de liberdade e presenteou-a com a ilha de Tapuma , para que pudesse se isolar e andar nua em pêlo pelas águas até então não poluídas do lugar, formando assim a primeira colônia de Naturalismo do Brasil
.

Nos anos 60, Luz Del Fuego passou a viver definitivamente na Ilha do Sol. Com suas reservas financeiras terminando e a idade chegando, o mito começou a desaparecer. Já não tinha mais relacionamentos com homens influentes e ricos e passou então a se envolver com homens pobres, bem distantes do seu nível social (Ai meu deus, será este o meu fim!).
A cobra também já não devia estar com esta bola toda rsrsrs.

No dia 19 de julho de 1967, vitimas de uma emboscada, Luz Del 


"Fueguenta" e seu vigia Edgar foram brutalmente assassinados e 


jogados no fundo da baía de Guanabara. O crime só foi desvendado 

duas semanas após. Um dos assassinos confessou que a vingança foi o 

motivo do assassinato, pois Luz havia denunciado ele e seu irmão para a 

polícia pois os mesmos, praticavam a pesca predatória na região com uso de explosivos, prática esta que para uma ativista protetora do ambiente, era uma afronta ,na eépoca chegaram a cogitar que poderia ser um crime passional, coitada da agora apagada Luz Del Fuego.
Essa é a história que cerca a Ilha do Sol. Agora quando passarem por perto de barco ou avistarem a ilha, vocês já sabem que ali foi palco de uma rica história em áreas gonçalenses.

É claro que hoje em dia não terão a visão da Luz del "fueguenta" sassaricando com sua "enorme" gibóia por lá, mas fica aí um pedacinho da história deste lugar que foi tristemente assolado pelas chuvas das últimas semanas, que sempre foi palco de histórias curiosas e engraçadas!


Share on Google Plus

15 comentários:

  1. Será então que a praia da luz se chama assim em sua homenagem? será que uma mulher com tanto glamour iria morar tão longe e num lugar tão deserto....pode ser! mas duvido, pois conheço bem aquele pedaço e se hj é deserto e feio imagina a alguns anos atras......

    ResponderExcluir
  2. po, parabéns pelo blog!
    sucesso..

    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Karaka! Nunca vi uma descrição tão, tão, tão... da história de Dora Vivácqua e de sua Ilha do Sol, berço do naturismo no Brasil.
    Acho que aquela corajosa e voluntariosa mulher deixou um legado tão importante para a sociedade brasileira que ñ merecia um tratamento tão jocoso, quase vulgar.
    Mas sei lá, tudo bem, pelo menos seu relato, Izabelle, só pecou contra a verdade no final, qdo vc explicou o motivo do assassinato de Luz e seu fiel amigo e caseiro. Os assassinos cometeram o crime movidos sim por vingança de uma delação dela na delegacia de polícia de São Gonçalo, mas ñ foi por punheta ñ, foi pq eles utilizavam dinamite para pescar, além de saquear o produto da pesca de outros pescadores. Luz era, antes de tudo, uma amante da natureza e uma ambientalista à frente de seu tempo.
    De qq forma, amiga, parabéns por seu conhecimento, mas evite magoar os sentimentos de quem idolatra grandes mulheres brasileiras como foram Dora, Ana Jacinta de São José (a Bêja) e Leila Diniz, entre tantas outras.
    Vc devia orgulhar-se e ser grata a elas, pois abriram caminhos para a liberação feminina e a noção de respeito q a sociedade deve à mulher brasileira.
    Beijão,

    Roberto Soares

    ResponderExcluir
  4. Ah, amiga, tb outro detalhe, Luz assumiu a ilha Tapuama de Dentro, por concessão do então Ministro da Marinha, no início dos anos 50, lá ficando até ser assassinada em 67.

    ResponderExcluir
  5. Olá Beto, Sou Izabelle Valladares do blog com a postagem de Luz del Fuego, obrigada pelo comentário esclarecedor, como eu disse, SG tem muitas histórias engraçadas e surpreendentes, e esta foi uma delas,e as lendas correm por aí, e você sabe..o povo aumenta e inventa também , rsrsrs de qualquer forma , deixarei seu comentário no blog e o povo decide em qual história doida vai acreditar rs, um abração.
    Quanto á concessão do ministro está informado no texto e ao respeito as lendas femininas, fique certo que existe rs.

    ResponderExcluir
  6. E aliás amigo Beto, nem tão jocoso assim,como fã incondicional de Luz del fuego, sabia que ela era uma vedete e que se envolvia com muitos homens poderosos da sociedade na época, não é pelo motivo de amar a natureza que colocaria-a em um pedestal como uma santa! Obrigada por sua opinião!

    ResponderExcluir
  7. Parabens Izabelle pelo Blog, orkut e E-mails, tudo bem anunciado e comunicado abraços

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Achei ótima essa frase dela: Não existe indecência no corpo humano. Cobrindo-o com vestes, nós é que o tornamos cobiçado e nos excitamos pelo pensamento desviado.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dandara, sou de São Gonçalo, e quando comecei a pesquisar Luz Del Fuego, me surpreendi com esta história, a forma de colocar no blog, é livre, mas não tira meu respeito por ela, afinal mulheres que são a frente do seu tempo, sempre são admiradas por mim, e quanto a masturbação,pra mim não faz diferença, o que fez diferença foi manter a informação da forma como eu li nos jornais antigos de minha cidade.
    Obrigada por sua opinião!

    ResponderExcluir
  11. Sim comendadora, conheço São Gonçalo, vivi nesta idade dos meus 04 aos 18 anos de idade. A história de Luz del Fuego é muito famosa. Comendadora Izabelle, sou poeta e cheguei até ao seu blogger por intermédio de uma amiga comum a Arlete Trentini. Eu a convido a me seguir no meu blogger de poesias. Abraço fraterno, Helio Rocca.

    ResponderExcluir
  12. Mas que muitas mulheres queriam ficar no lugar delas, isso é verdade. Faltam a muitas a coragem de se assumirem e viverem aquilo que tanto ronda em seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  13. LUZ DEL FUEGO NO FANTÁSTICO DE 1994

    http://www.youtube.com/watch?v=BB4gLHepoJA

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br