Baiano vira ou não vira mulher?



Você sabe por que dizem que os baianos viram mulher depois do meio dia?
Não??? Eu também nem imaginava o motivo desta piadinha, mas descobri e vou matar a curiosidade de todos.
Em 1823 começou uma guerra na Bahia, e durante um ano e cinco meses portugueses e baianos lutaram pelo controle da Bahia.
A guerra como sempre, tinha a intenção de domínio e quebra de resistência do povo baiano, que foi acordado subitamente com tiros de canhões, anunciando uma guerra inesperada.
A população se uniu e resolveu resistir, mas o contingente português era muito grande e qual foi a solução?
Enquanto os homens descansavam no horário do almoço, para se recompor, o que sempre foi uma mania do povo baiano, colocavam suas valentes mulheres no front, os portugueses olhavam de longe e não entendiam nada... Como os homens viravam mulheres ao meio dia?
Está aí mais uma curiosidade engraçada do nosso povo.
Daqui há uns dias vou colocar o motivo da lenda que duvida da masculinidade dos gaúchos de Pelotas.

Ainda bem que isso é só uma piadinha com fundo de verdade, pois temos Baianos lindos, másculos que enchem nossos olhos e povoam nossa imaginação, com seu gingado e simpatia... Amém!
Beijaraços e até mais!
Share on Google Plus

Um comentário:

  1. Obrigado Izabele, eu estava em busca de uma explicação para essa piadinha infame. Eu sou baiano e não gosto dessas piadas e estava pesquisando para escrever em meu blog onde falo um pouco do que é ser um baiano vivendo no meio dos cariocas. segue o link http://oriosegundoumbaiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br