Dilma Rooself Presidente ou presidenta do Brasil?









Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo
feito, que a candidata Dilma Roussef e seus sequazes, pretendem que
ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda
a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.
 
Presidenta???
 
Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa
língua?
 
Bem, vejamos:
 
No português existem os particípios ativos como derivativos
verbais.Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é
atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de
existir é existente, o de mendicar é mendicante...
 
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do
verbo ser
é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
 
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer
a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os
sufixos ante, ente ou inte.
 
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta",
independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente,e não
capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz
  adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não
"pacienta".
 
Um bom exemplo seria:
 
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco
pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada
  representanta.
 
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois
esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes
barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só
  para ficar contenta."
 
Palavras  dos professores de língua portuguesa:
Antonio Oirmes Ferrari, Maria Helena e Rita Pascale
Share on Google Plus

3 comentários:

  1. Adorei a postagem Iza!
    É disso que o Brasil precisa, de pessoas que lutam pela nossa língua!
    Muitas vezes li reportagens e me perguntei: " Presidenta? Será mesmo? Não seria presidente?"
    Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu estava pesquisando o assunto na internet, justamente por causa de uma discussão a respeito do uso do termo presidenta, quando me deparei com a sua postagem, minha querida amiga Izabelle Valladares.
    Eu já conhecia o texto que utilizou na sua postagem, foi justamente o que suscitou a minha pesquisa, cujo resultado foi o seguinte:

    A Presidente ou a Presidenta?
    O professor PASQUALE CIPRO NETO tira a dúvida.
    Que têm em comum palavras como “pedinte”, “agente”, “fluente”, “gerente”, “caminhante”, “dirigente” etc.? Não é difícil, é? O ponto em comum é a terminação “-nte”, de origem latina. Essa terminação ocorre no particípio presente de verbos portugueses, italianos, espanhóis…
    Termos como “presidente”, “dirigente”, “gerente”, entre inúmeros outros, são iguaizinhos nas três línguas, que, é sempre bom lembrar, nasceram do mesmo ventre. E que noção indica a terminação “-nte”? A de “agente”: gerente é quem gere, presidente é quem preside, dirigente é quem dirige e assim por diante.
    Normalmente essas palavras têm forma fixa, isto é, são iguais para o masculino e para o feminino; o que muda é o artigo (o/a gerente, o/a dirigente, o/a pagante, o/a pedinte). Em alguns (raros) casos, o uso fixa como alternativas as formas exclusivamente femininas, em que o “e” final dá lugar a um “a”. Um desses casos é o de “parenta”, forma exclusivamente feminina e não obrigatória (pode-se dizer “minha parente” ou “minha parenta”, por exemplo). Outro desses casos é justamente o de “presidenta”: pode-se dizer “a presidente” ou “a presidenta”.
    A esta altura alguém talvez já esteja dizendo que, por ser a primeira presidente/a do Brasil, Dilma Rousseff tem o direito de escolher. Sem dúvida nenhuma, ela tem esse e outros direitos. Se ela disser que quer ser chamada de “presidenta”, que seja feita a sua vontade -por que não?
    Texto retirado do blog:
    http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2011/01/25/a-presidente-ou-a-presidenta-por-prof-pasquale-cipro-neto-sao-paulo/
    Segundo o Aurélio:
    Presidenta. [Fem. de presidente.] S.f. 1 Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente
    Segundo o Dicionário Houaiss:
    Presidenta – sf – 1. Mulher que se elege para a presidência de um país. Ex.: a p. da Nicarágua; 2. Mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição. Ex.: a p. da Academia de Letras; 3. Mulher que preside (algo). Ex.: a p. da sessão do congresso. 4. Estatística: pouco usado. Esposa do presidente.
    Segundo o Michaelis:
    presidenta
    pre.si.den.ta
    sf (fem de presidente) 1 Esposa do presidente. 2 Mulher que preside.

    ResponderExcluir
  3. Continuação do meu comentário anterior\;
    REVISTA ÉPOCA
    O professor de língua portuguesa e apresentador de TV Pasquale Cipro Neto diz que a terminação “nte” vem do latim e é comum nas línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o italiano. Ela indica o executor de uma ação, normalmente tornando a palavra invariável quanto ao gênero. Por isso, dizemos “o gerente” para homens e “a gerente” quando uma mulher ocupa a função. É o que em português chamamos de substantivo de dois gêneros.
    “No caso de ‘presidenta’, talvez pelas conquistas das mulheres em vários territórios, surgiu esse uso, que os dicionários acolheram”, diz Pasquale. “Os três maiores dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, o Aurélio e o Aulete, já registram ‘presidenta’ como equivalente de ‘a presidente’, ‘mulher que preside’. As duas formas estão corretas. A língua é construída diariamente, pelo uso que dela fazem aqueles que a falam e escrevem. Se até hoje a forma “a presidente” esteve disseminada na imprensa e na literatura brasileiras e espelhou uma realidade quase sem mulheres, um cenário protagonizado por uma delas pode inaugurar uma tendência, a das presidentas. Como já houve a oportunidade das doutoras, das ministras... “Vai ser o uso que de fato vai definir o termo. Como acontece na Argentina, em que Cristina Kirchner faz questão de ser ‘la presidenta’, não vai haver saída que não seguir a vontade da própria eleita”, diz Pasquale Cipro Neto.
    Pesquisei no site Lingua Brasil:
    Mural de consultas: http://www.linguabrasil.com.br/mural-consultas-detail.php?id=114&busca=Presidenta
    Pergunta nº: 313
    Anônimo
    Consulta: Gostaria que me confirmassem a forma correta de grafar a seguinte palavra composta: diretora-presidente ou diretora-presidenta.
    Resposta:
    Como a palavra PRESIDENTE admite dois femininos (presidente e presidenta), você pode escolher entre diretora-presidente e diretora-presidenta.
    Realizei pesquisa no sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, disponível no site da Academia Brasileira de Letras: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23 e recebi a seguinte resposta: presidenta s.f.
    E AGORA?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br