Por que existe o ditado " O Pior cego é aquele que não quer ver? "

Alguns anos antes da revolução Francesa, os ânimos em terras francesas não estavam nada agradáveis , um grupo de Médicos ousou tentar levar a visão a um homem com um teste para o 1º Transplante de Córneas da História que seria um marco na evolução da medicina.

O Centro de estudos ficava na cidade de Nimes, onde existia uma Universidade de Estudos avançados no assunto lideradas pelo Doutor Vicent de paul D'argent e o aldeão escolhido chamava-se Angel, cego de nascimento que foi usado como cobaia para os experimentos.
Acontece que após muitas experiências este grupo de médicos e cientistas obteve sucesso e conseguiram devolver a visão a este homem, e foi um marco para a evolução da medicina da época, estamos falando do século XVII.  O Homem saiu do centro de estudos muito agradecido por esta dádiva, pois nunca havia enxergado na vida.
Ao sair, deparou-se com todas as crueldades já impostas pelo rei , mortos pelo caminho e a desigualdade social , a fome e todos os horrores causados pela mesma.
O mundo que viu era tão inescrupuloso que era melhor não vê-lo.
Angel voltou ao centro e pediu aos médicos que lhe arrancassem os olhos. Ele preferia voltar a ser cego.
O caso rendeu e foi parar nos tribunais, em Paris não conseguiram resolver e mandaram o caso ao Vaticano, que certos de que o homem , principalmente naquela época de muita fé e pouco ceticismo, não deveria interferir nas escolahs de Deus deu ganho de causa ao ex e futuro cego, o Aldeão. Este  conseguiu o direito de não enxergar aquele mundo de crueldades que lhe fora apresentado e assim viveu até o último de seus dias.
E a notícia que corria na época era que o Pior cego é aquele que não quyer ver.
Share on Google Plus

Um comentário:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br