Festival de Contos do Rio de Janeiro: Emoção, brilhantismo, sensibilidade em um final de semana inesquecível!



Apresentações de teatro, dança, oficinas, artistas , escritores e Leitores, marcaram a grande festa que foi o 1º Festival de Contos do Rio de Janeiro, resultado do 1º Festival de Contos da Literarte que recebeu a inscrição de 628 contos de países Lusófonos diversos, o Festival abre uma nova perspectiva de divulgação e popularização do gênero. 
A Cidade de Cabo Frio, local escolhido para o 1º Festival, recebeu este final de semana, centenas de pessoas, que acompanharam emocionadas as dramatizações de alguns contos, a entrega de dois prêmios de suma importância e o lançamento de diversos livros.
O Clima quente, e as lindas praias foram um atrativo a mais para receber os participantes que vieram de diversas partes do Brasil e do mundo. 
O Festival inspirado nos grandes Festivais Internacionais, foi criado para entrar na história do Estado do Rio de Janeiro e definitivamente entrar para o calendário comemorativo da cidade. 
A Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas, já recebeu o convite para estar levando o Projeto do Festival, para a cidade de Buenos Aires no início do próximo ano, fortalecendo assim, os laços de cultura e amizade já cultivados entre a Literarte e a Argentina. 
Carla Bahia, Presidente da Fundação Casa de Jorge Amado
Como pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, o Festival alcançou seu objetivo de difusão do gênero, reconhecimento de novos e grandes nomes e principalmente, de levar á reconhecimento público a estruturação de um conto e a emoção que pode ser colocada em poucas linhas. 
As crianças que fizeram a abertura, o espetáculo da Cia de Dança Rosa de Marchi que abriu o convite oficial ao Intercâmbio Brasil - Argentina e a narrativa comovente dos atores, além da presença de nosso convidado especial o ator Maurício Mattar deram o toque final a este 1º Festival e fez a Releitura e dramatização do Conto vencedor do Concurso "O Quarto centenário" de Charles Simões , um maranhense muito simpático que encantos a todos com sua simplicidade e simpatia. 
Charles Simões e Maurício Mattar 
A Literarte contou com a Parceria da editora Mágico de Oz e com o apoio da secretaria de cultura de Cabo Frio representados na foto abaixo por Angela Fiengold e pelo Secretário de Cultura José Fakury 
Quem veio, certamente não se arrependeu, e com certeza, ficará marcado para sempre na história deste Festival. 
Foram lançados diversos livros, entre eles os livros da Mágico de oz, do Festival de Contos e de alguns associados como Roseli Übler e Sandro Henrique.
Toda a matéria estará na próxima edição do Jornal Sem Fronteiras, que esteve presente para a cobertura completa do evento. 
Izabelle Valladares, Maurício Mattar e Dyandreia Portugal
Os vídeos estão no YOUTUBE:
http://www.youtube.com/watch?v=vAXXOFu7uS4&hd=1 (Abertura com Leitura de Nay Junqueira e Anna Beatriz Valladares) 
http://www.youtube.com/watch?v=4p1bMbh2Z_E&hd=1 (ET de Varginha com Jannini Rosa e Izadora Valladares) 
http://www.youtube.com/watch?v=VyryFf5uR4Y&hd=1 (Leitura do conto Divina Terra de Dulce Couto com Cláudia Mury e Walter Barros)
http://www.youtube.com/watch?v=Yf8hONtUm_I&hd=1 (Leitura do conto o Beijo de Nelson Rodrigues)  
Ano que vem nos reencontramos! 
Izabelle valladares 
Presidente da Literarte e Idealizadora do Festival
Cobertura fotográfica: Gabriel Bossini

0 comentários:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br