Caros leitores, escrever sobre Cabo Frio é fácil, pois resido na cidade, e amo muito Cabo Frio, mas antes de morar visitei muitas vezes até decidir que aqui eu poderia ser quase uma turista todos os dias.
Uma cidade linda, com praia limpa, índice de violência controlado, Limpa, com toda uma estrutura histórica e cultural que me seduziu há muitos anos, enfim... Eu moro onde você pode passar as férias!

Localização: Região dos Lagos, faz fronteira com a Cosmopolita Búzios, a paradisíaca Arraial do Cabo, além de outras cidades como Araruama, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu e Silva Jardim.
Sua principal característica econômica é o comércio que gira em torno do Verão e das praias, tendo um Polo de fabricação de Moda Praia que gera o sustento de muitas famílias, outro ponto forte é o Carnaval, onde turistas vindos do mundo inteiro multiplicam em até 10 vezes o número de habitantes locais.
Cabo Frio tem hoje 200 mil habitantes, e pode chegar a 2 milhões de pessoas na alta temporada.

As praias são o chamariz de tanta gente, apesar das águas normalmente frias, o clima é de festa, gente bonita e muita diversão para jovens solteiros e para famílias inteiras.

Cabo Frio é um dos principais pólos turísticos do Brasil, suas belas praias de águas límpidas, areia branca, finas dunas que são um espetáculo maravilhoso, ilhas de raras belezas,salinas, enseadas, tem tudo para todos os gostos.

Ilha do Japonês


Mais do que simplesmente praia e sol, as cidades da Região dos Lagos têm outras atrações para os turistas que estão à procura de algo além do bronzeado.

Cidades criadas e colonizadas logo após o descobrimento do Brasil, durante o período da extração do pau-brasil, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu, entre outras, guardam tesouros históricos e arqueológicos que se integram à beleza natural da região.

Passeios Culturais:
Forte de São Mateus do Cabo Frio
Construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses que vinham em busca da imensa quantidade de pau-brasil que havia na região. Os canhões utilizados nas batalhas ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques.
A casa onde os soldados viviam serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos. Do forte, se tem uma completa vista de toda a extensão da Praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar.
Bairro da Passagem

O bairro da Passagem surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajuru e ainda mantém características da época da fundação do município, pois ali surgiram as suas primeiras construções. As riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em ponto turístico.
A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os escravos negros e prima pela simplicidade.

Monumento do Anjo Caído


Localizado no meio do Canal do Itajuru, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O anjo foi esculpido em pedra sobre uma coluna de nove metros de altura, em homenagem à abertura do Canal Artificial Palmer, no início do século XX. Atualmente a Prefeitura de Cabo Frio, juntamente ao governo do Rio está tentando reformar o Monumento, pois aparentemente ele não aguentará muito tempo.
Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome
No prédio, hoje encontra-se o Museu e Casa de Cultura José de Dome. Já foi orfanato, numa época em que crianças eram abandonadas com certa frequência. Havia, no local, uma roda onde eram colocados esses bebês e retirados do outro lado, onde recebiam abrigo, alimentação e educação. Serviu também de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.
Construído em 1837, recebeu o nome latino Charitas (pronuncia-se "Cáritas") ou Casa de Caridade e é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes. Promove oficinas, seminários e cursos durante todo o ano, além de apresentar espetáculos de teatro, música e dança. Aí se encontra também, em exposição permanente, a obra do artista plástico José de Dome, que viveu longo período em Cabo Frio. Fica na Avenida Assunção esquina com a Avenida Nilo Peçanha, no Centro da cidade. A visitação é de segunda a sexta-feira, das oito às vinte horas; sábados, domingos e feriados, das catorze às vinte horas.


Sétima cidade fundada do Brasil e quarta, no estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio inicialmente batizada de Santa Helena é a cidade que concentra o maior número de monumentos históricos. Mas só recentemente o município começou a despertar para uma nova vocação: o turismo cultural. Além de espetáculos musicais, a Secretaria de Turismo criou um circuito histórico que pode ser percorrido a pé.



lém da Praia do Forte, Cabo Frio possui as seguintes praias: Praia da Brava, Praia de Peró, Praia de Conchas, sendo as praias de Unamar e Aquarius no segundo distrito (Tamoios).
Praia do Forte
A principal praia de Cabo Frio também é conhecida como Praia da Barra e tem 7,5 km de extensão. A praia é um dos cartões-postais da cidade e ponto de jovens e de turistas. Em seu extremo esquerdo, fica o Forte de São Mateus do Cabo Frio, construção do século XVII. Uma praça de alimentação oferece grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte6 .
Praia do Peró e Praia das Conchas
Distante sete km do Centro de Cabo Frio, a Praia do Peró tem sete km de extensão e é separada da Praia das Conchas por um pequeno canal. Suas águas são límpidas e a temperatura em torno dos 22 graus centígrados, própria para a prática do surfe. A Praia das Conchas é frequentada pelos aficcionados pela pesca de arremesso. Os peixes mais capturados nesta praia são badejo, anchova e tainha. O lugar oferece também uma bela vista das ilhas de Cabo Frio. Em toda sua orla, existem quiosques, restaurantes e música ao vivo.
Praia de São Bento
Localizada a setecentos metros do Centro, tem formação lacustre e é banhada pelo Canal do Itajuru. Tem quatrocentos metros de extensão. A área em torno da praia é residencial. Dela, se avista o bairro da Gamboa, a Ponte Feliciano Sodré e a Nova Ponte.
Praia do Siqueira
Localizada a cinco km do centro. Nela, se concentra a pesca do camarão. A praia é lacustre. Em torno dela, se encontra a Igreja de São Pedro e a Praça Júlia Fonseca. Situada às margens da Lagoa de Araruama, a Praia do Siqueira possui calçadão iluminado e quiosques com música ao vivo. A praia tem dois km de extensão e suas águas têm temperatura entre 24 e 26 graus centígrados.
Praia do Sudoeste
Próxima ao Aeroporto de Cabo Frio, a Praia do Sudoeste faz parte da Lagoa de Araruama. É própria para piqueniques. Também possui alta salinidade, o que requer muito cuidado na exposição ao sol.
Praia das Dunas
A praia mais apropriada para a prática do surfe, pela força de suas ondas, é cercada por enormes dunas de areias brancas. O acesso pode ser feito pelo bairro do Braga ou, ainda, seguindo até o final da Praia do Forte. É recomendado cuidado no banho de mar nesta praia, onde é grande a presença de redemoinhos, formados por correntezas.
Praia do Foguete
Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas. No entanto, a praia é boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada, como a Praia do Forte. Fica no quilômetro quatro da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo.
Praia das Palmeiras
Situada no bairro das Palmeiras, distante três km do Centro, a Praia das Palmeiras fica na Lagoa de Araruama e é própria para a captura de camarão e siri. Em sua paisagem, encontram-se muitas embarcações de pesca. No local, existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo. Também podem ser encontradas grandes quantidades de conchas. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro.
Praia Brava
Cercada por escarpas de uns vinte metros de altura, com quatrocentos metros de extensão, a Praia Brava tem, à sua frente, a Ilha dos Papagaios, um local bastante selvagem. Com águas claras e muito agitadas, é a praia a onde se pratica o nudismo. É também muito procurada por surfistas. Está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). O final do percurso é feito a pé, por uma trilha de pedra em terreno em declive.
Ilha do Japonês
Entre as inúmeras ilhas de Cabo Frio, destacam-se a Ilha dos Anjos, onde se pesca o melhor camarão da região; a Ilha dos Pargos, rica em anchovas; Ilha Dois Irmãos, Ilhas dos Papagaios, Ilha do Japonês, famosa por proporcionar trilhas para caminhadas, e Ilha Comprida, apropriada para a prática do mergulho e pesca submarina. Durante a noite, em geral nos meses de verão, é comum a prática de arrasto de camarão sob a luz de lanternas.

 Carnaval em Cabo Frio - Um capítulo a parte
Quem mora em Cabo Frio, costuma dizer que odeia o carnaval, o motivo é simples e óbvio para todos nós que vivemos aqui, a cidade fica lotada, não dá para andar, tirar carro da Garagem é um suplício, e qualquer atividade rotineira como ir a Padaria torna-se uma Via crucis, falta água em alguns bairros, ir a hospitais, nem pensar, 

é claro, estamos acostumados com uma cidade relativamente pequena e tranquila, mas, não podemos ver só as desvantagens em viver em uma cidade como esta. O carnaval é uma grande Festa com muita música, shows, trio elétricos, Festa para todos os lados, alegria e animação. 
Eu costumo me organizar,  vou ao mercado com antecedência e curto todos os shows e blocos possíveis e vivo como uma turista, aliás, para mim isso não é um problema, pois amo ser turista em qualquer lugar do mundo. 
Viva o Carnaval de Cabo Frio!





 




Visite Cabo Frio online em:
www.cabofrioturismo.rj.gov.br
www.cabofrioturismo.com.br/
www.cabofriotur.com.br/
1) SOBRE CABO FRIO:
ÁREA: 400,2 Km²
ALTITUDE: 2 M
POPULAÇÃO: 190.800 HABITANTES
CLIMA: TROPICAL ÚMIDO (quente e úmido). Aproximadamente 275 dias no ano tem o sol brilhando, numa temperatura que varia entre 40º em janeiro e 16º em junho. Totalizando uma média de 22ºC.
SITUAÇÃO: Situado na baixada litorânea a sudeste do Estado do Rio de Janeiro. Faz limite ao leste com Búzios, a oeste com São Pedro da Aldeia e Araruama, ao norte com Casimiro de Abreu, e ao sul com Arraial do Cabo.
DDD: 22
PRINCIPAIS DISTÂNCIAS DE CABO FRIO:
BELO HORIZONTE: 600 Km
BRASÍLIA: 1313 Km
MACAÉ: 78 Km
NITERÓI: 143 Km
RIO DE JANEIRO: 160 Km
SÃO PAULO: 594 Km
VITÓRIA: 453 Km
2) COMO CHEGAR A CABO FRIO:
3) COMO CHEGAR DE ÔNIBUS?
Da rodoviária do RJ ou de SP tomar o ônibus para Cabo Frio da Autoviacao1001.
www.autoviacao1001.com.br tel.: 0300 313 1001 ou (22) 2643-3778.
Como chegar de Carro?
Partindo do RJ são 148 km. Percurso com duração de aproximadamente 2h15min.
Via Rodovia Niterói-Manilha
No Rio, atravessar a ponte Rio-Niterói. Após o pedágio desta, manter à sua esquerda e seguir as
indicações de Região dos Lagos, via Rio-Manilha (BR-101). Na altura de Rio Bonito, atenção na
indicação da Região dos Lagos, sairá da BR-101 e entrará na Via Lagos (RJ-140) à sua direita
até Cabo Frio. A melhor parada p/ banheiros e lanche é no Shopping Graal, na via Lagos, depois
do pedágio.
Como chegar pelo Aeroporto do RJ?
Do Aeroporto Internacional Galeão ou Santos Dumont: tomar o ônibus ou táxi até a Rodoviária
do Novo Rio, no Rio de Janeiro. Tomar o ônibus da Viação 1001, www.autoviacao1001.com.br
para a cidade de Cabo Frio.
Como Chegar pelo Aeroporto de Cabo Frio?
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio funciona com Cias específicas em horários e dias
determinados. Portanto, faz-se necessário a pesquisa para o ponto de partida. Pequise sobre sua
cidade. Tel: (22) 2647-9500/2644-5277 ou http://www.aeroportocabofrio.com.br/


Share on Google Plus

Um comentário:

  1. Amei... Sempre namorei Cabo Frio e estou tentada a ir embora de vez praí , tentando convencer o marido. Minha preocupação é escola publica para meu pequerno... Pode dizer algo sobre isso?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br