Conhecendo a Bratzlava - República Eslováquia

 Caros amigos e leitores, desta vez vou falar para vocês um pouco da Bratzlava , a Capital da República Eslováquia.
Situada a sudoeste do país, junto da fronteira com a Áustria e, da fronteira com a Hungria, tornando-se assim, na única capital europeia situada na fronteira do seu país com outros dois.


Bratislava é a sede do parlamento eslovaco, a Presidência, os ministérios, corte suprema, e o banco central. É a sede da Região de Bratislava e, desde 2002, também da Região Autônoma de Bratislava. A cidade também tem muitas embaixadas e consulados estrangeiros.

A moeda no país é a Coroa Tcheca, mas muitos estabelecimentos já aceitam o Euro.



A opção de visitar a Bratzlava veio a partir de nossa viagem a Viena, pois as duas cidades ficam bem próximas uma da outra. A passagem custava cerca de 20 Euros e ficava há 1 hora da Capital austríaca, então decidimos dar um passeio e conhecer.


Os trens em direção a Bratislava partem da estação Wien Hbf (que também é conhecida por Wien Südbahnhof, seu nome antigo, já que essa nova estação central está sendo construida junto a Südbahnhof), mas em Brastislava existem duas opções de estações de trem para desembarcar: a estação central de Bratislava, a Bratislava Hlavná Stanica (Bratislava – hl st) ou a Petrzalka.
 Em 31 de dezembro de 1992, exatamente no último dia do ano, a Republica Tcheca separou-se da Republica Eslovaquia , formando dois países distintos, a Bratzlava tornou-se a Capital da república Estlováquia.

 A cidade de longa história, ganhou status de capital da recém criada Eslováquia. E não ficou só nisso. Mais e mais pessoas a cada ano incluem o país e sua capital nos roteiros pelo leste europeu, e mais e mais pessoas ficam maravilhadas em conhecer seus tesouros de arte, história e arquitetura, percorrendo ruas da cidade que parece ter saído de um livro de história, mas que é muito real.

Pegamos um Taxi e fomos direto a cidade velha, para conhecermos o   Castelo de Bratzlava.



Dominando a cidade velha encontra-se o castelo de Bratislava, cujos primeiros registros datam do ano 907. Ele é o símbolo e construção mais famosa da cidade e está localizado no alto de um morro, dominando Bratislava e as margens do Danúbio. Construído pelos romanos, a partir do primeiro século da era cristã, ele foi modificado diversas vezes, sendo que na metade do século passado foi submetido a uma completa reforma. Vale a pena subir até lá para conhecê-lo, observar a melhor vista da cidade, e também conhecer o Museu de Música Típica Eslovaca.

O Taxi custou 8 Euros para ir da estação até o Castelo, mas tem ônibus com bom preço e alguns corajosos fazem o percurso a pé.

 Os Taxis normalmente são carros de passeio comuns de variadas cores.

 Merecem ser visitados  o Museu Municipal, Museu do Vinho, Museu Nacional Eslovaco e Galeria National Eslovaca. Depois siga pela rua Ursulinska Ulica até a igreja gótica consagrada pelo rei húngaro Ondrej III, o que não é de estranhar, pois no passado a Hungria dominou a região que hoje corresponde ao território Eslovaco.




 Bratzlava, gira em torno de sua principal praça, ainda conserva muitas construções em estilo medieval, típicas da região central da Europa. Junto à Praça Central está um dos melhores exemplos de palácios com arquitetura rococó, o Palácio Mirbach, construído no século 18, e enriquecido por diversos proprietários. Dominando a praça está também o prédio da prefeitura, construído no século 15. E anexo a ela está o Museu Municipal de Bratislava, um dos mais antigos da cidade, onde se pode visitar uma interessante exposição contando a história da cidade desde sua fundação.



Os bondes são a alternativa mais em conta de transporte público e circulam até a meia noite.


O que comer na Bratzlava?

Batatas... Como em Praga o tubérculo é o principal elemento nos Pratos.
Uma vez na Eslováquia, aproveitamos pra provar o prato mais tradicional do país, o Bryndzové halušky, que nada mais é do que um nhoque de batata coberto com um molho de queijo de ovelha chamado de Bryndza com pedaços de bacon.Muito bom!
Há diversas opções de Fast Food, além de muitos Pubs que vendem cerveja por um bom preço.
 







  Ao lado, uma das pontes que cruzam o Danúbio, que por ser a última a ser construída ganhou o apelido de Ponte Nova, e que tem como atração, o mirante em forma de disco voador, construído sobre seus pilares de sustentação.






A praça Hviezdoslavovo Námestie, situada no centro da cidade velha, é o verdadeiro coração de Bratislava. Visite também o Palácio Juraj Apponyi, onde há uma exibição permanente sobre as origens e tradições da vinicultura desta região. Nos últimos séculos, o território onde hoje fica a Eslováquia foi alvo freqüente de disputas entre duas superpotências européias da época, França e Império Austro-Húngaro. Um testemunho disso é a placa comemorativa da assinatura do tratado de paz entre os dois países, assinado em 1805, e conhecido como Tratado de Bratislava, assinado após a Batalha de Slavkov.







A Artista Plástica Rosiana Stopa no Castelo da Bratzlava






















































Share on Google Plus

0 comentários:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br