Conhecendo Fortaleza- Ceará

 Caros amigos e Leitores, hoje vou falar de Fortaleza- Ceará, para mim, é sempre uma honra falar e estar neste lugar, pois meu marido é Cearense e sempre que podemos gostamos de visitar a cidade e a parentada.

Reza a Lenda que  o nome Ceará foi dados pelos europeus ao chegarem a estas terras, 500 anos atrás, vendo a forma como os nativos se referiam aos siris da praia: Siri-Ara, ou seja, aqueles que andam para trás. Em pouco tempo, o nome já servia para designar todo aquele lugar. Apesar dos problemas que sempre afligem as capitais, Fortaleza tornou-se  Moderna, dinâmica, repleta de belezas e atrativos, ela não somente é a capital turística do nordeste, mas afirma-se também, cada dia mais, como uma das principais portas de entrada do Brasil para milhares de turistas estrangeiros.



A moeda utilizada é o Real, como em todas as cidades brasileiras e a língua é o Português com destaque ao Dialeto Nordestino que muita das vezes precisamos de um intérprete para entender tantas palavras novas. O Povo Nordestino é um dos mais criativos do Brasil.



Em nossa última viagem, fomos com a família, um total de 13 pessoas, sabe o que é isso? Enfim, confusão e muitos gastos. Em nossa primeira noite havíamos escolhido um Hotel bem  baratinho, para ficarmos os 3 primeiros dias, pois seria mais fácil economizar ali, e depois como iríamos para o interior teríamos outras atividades para gastar, gente...pensem em um hotel ruim, não, ainda não pensara, é pior ainda, não conseguimos passar nem a primeira noite.]

O Nome do Hotel é Hotel Iracema,  http://www.booking.com/hotel/br/iracema.pt-br.html?sid=b696c1e245a0310772f6b58496214139;dcid=1, no site diz que a Localização é ótima, realmente é próximo a praia, mas de ótimo ele não tem nada, primeiro , a tal praia é impropria para banho (Iracema) , reservei quartos para casal com 1 criança, nos quartos só tinha 1 cama de casal, o gerente disse que 1 criança, sub entende-se que a criança dorme com os pais, pelo amor de Deus, minha filha tinha 10 anos, e no site perguntavam a idade da criança, enfim, uma decepção, tinha escadas para tudo que é lado, um ponto de prostituição na porta do Hotel , então não dava nem para ficar na janela, pois as prostitutas e travestis xingavam, uma loucura, um pesadelo, passei a noite no Saguão buscando sinal de Internet para reservar em outro lugar e sair dali correndo... Consegui!
Fui do inferno ao Céu em 24 horas, reservamos no Hotel Holiday Inn Fortaleza, no Meirelles e cada real a mais valeu a pena! Hotel das Estrelas!

Na Avenida Beira Mar, é onde tudo acontece, todos os dias tem algum show, encontro, bares com músicas, atividades e é um lugar gostoso para passear, lá também tem uma feirinha de artesanato com muitas coisas bonitas e com bom preço.

Na praia de Iracema, você encontra uma grande Escultura denominada o Arco de Iracema, obra do renomado artista Zenon Barreto. Ao fundo uma vista da Praia de Iracema, e alguns de seus hotéis frente ao mar, um dos trechos da cidade que mais se desenvolveram nos últimos anos. Uma caminhada pelo litoral na direção sul irá conduzir você até a Praia de Mucuripe, tradicional ponto de partida de jangadas e barcos de aluguel, boa opção para quem quer fazer um passeio pelo mar. Mais afastadas da água estão as principais áreas comerciais da cidade, que tem seus pontos de destaque no elegante Aldeota Shopping e no imenso Shopping Iguatemi.

PASSEIO BÁSICO NO SHOPPING IGUATEMI COM OS SOBRINHOS DE FORTALEZA! 






Próximo a Praia de Iracema temos a Praia do Futuro e o Croco Beach, um complexo criado na Praia, como um resort sem Hotel, enfim Piscinas, bares, palcos, restaurantes, Salva-vidas, Lojas, Open-bar, um espaço muito agradável de passar um dia. Mas atenção, muitos ambulantes, nós contamos mais de 80 tipos de coisas sendo vendidas e isso atrapalha um pouco pois não dá nem para dar uma pausa para conversar, é o tempo inteiro os vendedores em cima, alguns dizem que dá assalto também, mas , das 3 vezes em que fomos não vimos nenhum assalto no local, somente muita música, show, diversão e a noite a casa ainda oferece o tradicional Show de Humor. 

No Show de Humor no Croco Beach.



A experiência no Croco Beach foi muito boa. A melhor barraca na praia do Futuro, www.crocobeach.com.br









 Mas como nem só de praias vive o Turista, outro espaço que não pode deixar de conhecer em Fortaleza é o Centro Cultural Dragão do Mar, que é um espaço cultural com cerca de 30 mil metros quadrados, onde além de abrigar o Museu de Arte contemporânea e o Memorial da Cultura do Ceará, tem cinemas, Teatros, Livraria, uma barraca enorme de livros de Cordel, que eu amo, e o planetário logo em anexo, também fica em frente, um local típico da Boemia de Fortaleza, onde encontram-se Bares e restaurantes e a noite é ponto de encontro de gente bonita.

Com Patativa do Assaré e meu padrasto no Dragão do Mar
 

Refugio Boêmio em  Fortaleza


 Banca de Literatura de Cordel

 


 


 Em frente ao Planetário
 








Como sou escritora, fui entrevistada na ocasião na Tv Ceará, uma boa experiência.



 Esta foto abaixo foi uma brincadeira feita no estudio do Museu da cachaça que fica há cerca de 50 kms de Fortaleza, uma excelente opção de passeio.





A estátua de Iracema e Peri, situada na Praia de Mucuripe, é uma das obras mais conhecidas do litoral, e representa as personagens do famoso romance de José de Alencar. A escultura da Vigem dos Lábios de Mel, junto a um guerreiro e uma criança está situada no mesmo ponto a Iracema verdadeira ficou aguardando o retorno de seu amor. Se tiver um tempinho extra, aproveite para visitar também o Parque do Cocó, situado às margens do Rio Cocó. Trata-se de uma agradável área verde, onde estão restaurantes, trenzinho para crianças e diversos recantos naturais.

Ir a Fortaleza e não visitar as Feirinhas de artesanato é quase um crime.
O Grande Mercado Central , que já foi, em outros tempos uma penitenciária, tem diversos boxes com tudo o que você imaginar, desde alimentos, a roupas, calçados,muita coisa bonita, souvenirs, uma mistura danada.


O prédio tem elevadores e rampas internas, para permitir que todos seus andares possam ser acessados sem dificuldades e em seus cinco andares, pode-se encontrar praticamente de tudo, e ainda fazer uma refeição em seus restaurantes. Os preços do Mercado Central são praticamente os mesmos encontrados na feira de artesanato, mas a variedade de produtos é bem maior.






Esta é a ponte dos Ingleses, ponto de visitação e um dos principaiss cartões postais da cidade.







Após a reforma a que foi submetida, a Ponte dos Ingleses oferece agora um excelente ponto de pescaria, ou simplesmente para apreciar a silhueta dos modernos prédios da cidade frente ao mar. Possui ainda uma pequena loja de conveniência, lanchonete e quiosques. Como atrativo adicional, vale lembrar que está situada muito próxima a bares e restaurantes da moda, que à noite apresentam shows de música típica, dança e humor.






Alimentação: Em toda parte vai encontrar o típico prato Baião de Dois, com suas variações, o Baião é uma mistura de arroz, feijão, manteiga de garrafa e condimentos, outra opção é o rodízio de camarão que oferecem todos os dias no final da Praia de Iracema.A mandioca de acompanhamento também é muito tradicional nos pratos e no Nordeste vai encontrar frutas maravilhosas que nunca ouviu sequer falar, como a deliciosa Seriguela, que é vendida em saquinhos na estrada e tem um sabor único. Maravilhosa!






Coco Bambu:Eu indico! 

 

 

O Coco Bambu é  um restaurante primoroso no preparo de camarões e lagostas, o Coco Bambu , que fica na Av. Beira Mar uma das principais avenidas da cidade,





O ambiente é requintado e climatizado, a vista para o mar é ótima, e os pratos são generosos, servindo as vezes de 3 a 4 pessoas. Os preços são compatíveis com o ambiente e o tipo de comida, nada absurdo. Vale muito pedir o Camarão Jangadeiro e pra acompanhar um vinho branco é a opção certa.







 localização. Avenida Beira-mar, 3698 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-121 (85) 3198-6000


Para circular a pé no Centro temos a Praça do Ferreira, através de movimentadas ruas de pedestres, acesso principal ao lindo Teatro José de Alencar . Construído entre 1908 e 1910, com estrutura metálica vida da Escócia, em estilo neoclássico, o teatro abriga ainda biblioteca, galeria de artes e bar. Ao contrário de outros teatros brasileiros, o José de Alencar tem, entre a fachada principal (de tijolos) e a secundária (de ferro), uma área interna que serve a todo tipo de exposições e eventos culturais. 

Nos restaurantes tradicionais, saboreie as Peixadas, Moquecas de peixe e Lagostas, grandes especialidades locais. Ou então experimente nas barracas de praia uma típica Larikinha, preparada com vatapá, caranguejo e arraia. Muito lembrada também é a Caldeirada, a base de camarão e legumes, ou então o Camarão  ou Caranguejo ao Leite de Côco.
 Os hoteis em Fortaleza oferecem também muitas opções de passeios na região, na Praia do Meirelles, há a opção de passeios de Escuna ou de Jangada, os dois divertidos , um com conforto onde nem precisa se molhar se não quiser e o outro básico e mais aventureiro. Muito próximas ao centro estão outras praias, algumas paradisíacas, como Cumbuco,Caponga,Iguape, Fontes, Morro Branco e Lagoinha


Em Caponga nos hospedamos um dia na Pousada Jangada da Caponga e foi muito bom, passamos o dia na Praia de águas belas, para seguirmos no dia seguinte para o Beach Park outro ponto de referencia para o Turismo em Fortaleza.
 


 Um enorme  parque aquático construído à beira mar, com ondas artificiais, tobogãs imensos, bares, restaurantes e até praia particular, situado a vinte quilômetros ao sul de Fortaleza. Igualmente famoso, mas bem mais distante é Jericoacoara outro daqueles lugares paradisíacos do Ceará. 

Outra coisa muito interessante em Fortaleza é  a temperatura da água, sempre mornas, e com um ventinho delicioso batendo o dia inteiro, faz com que o Nordeste seja um dos destinos mais procurados tanto pelos brasileiros quanto para o turista estrangeiro.

No Beach Park





 Viagem com a família dá nisso! 

Devido à distância só é recomendável visitar esta praia se pretender ficar lá, no mínimo uma noite.


 Para dançar:

Para dançar há muitas opções em Fortaleza, o ritmo mais difundido e procurado é sem sombra de dúvidas o Forró aproveito para indicar a Postagem em meu Blog sobre como nasceu o Forró 
(http://blogdaizabellevalladares.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html) 

Mas os bares mais badalados são sem dúvida o Piratas, o Kukukaia, e mais afastado um pouquinho do  centro tem a casa Delícias do Sertão que também serve um caranguejo maravilhoso.


O Kukukaya é um estabelecimento tipicamente nordestino. A começar pela decoração, que remete ao sertão desde as paredes até os objetos que adornam o ambiente.
A concepção do local mescla restaurante e balada. No cardápio, clássicos da culinária local, como carne de sol na brasa e patinhas de caranguejo empanadas. Na hora de dançar, é o forró pé de serra que faz o público mexer o esqueleto.
A casa é espaçosa, dividida em pista de dança, camarote, bar e dois palcos, com capacidade para 2000 pessoas.





 O Pirata foi inaugurado em 1987, o Pirata funciona apenas às segundas. Reza a lenda que em uma festa fechada o forró fez tanto sucesso que acabou institucionalizado a partir de então. As bandas Pé de Chinelo e Pirata fazem a casa ferver das 8 da noite até o sol raiar, com axé, salsa e até rock, além do forró.

A decoração conta com um navio verdadeiro, atracado em terra firme. Quando nasce o dia, um sopão é distribuído aos "sobreviventes", para repor as energias.

Valor da entrada pago somente em dinheiro.

 










O Delícias do Sertão é uma casa ampla, com um restaurante em anexo que tem boa música, espaço, e muito mais.




Vale muito a pena.


Conhecer Fortaleza é muito legal, a cultura é diferente o clima é uma delícia e o principal atrativo são as Praias.

Visitem tanto para levar a família para um passeio divertido , quanto para curtir uma Lua de mel a 2, ou um passeio com amigos, certamente irá conseguir boas opções de divertimento em qualquer um dos casos.





Share on Google Plus

Um comentário:

  1. Iza amei as dicas e foram mto úteis, eu já havia feito um mini roteiro mas depois que li seu blog ficou mto mais fácil conhecer, aproveitar e nao errar!
    Obrigada bjkkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br