Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa começam com grande festa em Foz do Iguaçu- Brasil

As comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa no Brasil, começam no dia 17 de maio,promovida pela Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas  e decorrem nos demais países lusófonos sob o lema de amor a língua lusófona, e fraternidade entre os países que a usam oficialmente.

8 Séculos da Língua Portuguesa

Quando “nasce” uma língua? Como determiná-lo, tratando-se da língua portuguesa? Qual é o documento mais antigo escrito em língua portuguesa?
Embora os historiadores da língua não sejam unânimes, o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, surge como o primeiro, senão um dos primeiros documentos escritos em português.
Esta data mereceu a nossa atenção, no sentido de promovermos as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, designação abrangente passível de englobar quer o Testamento de D. Afonso II quer outros documentos, como a Notícia dos Fiadores, de 1175.
As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa permitem-nos realçar o valor de um património comum das nossas culturas, a língua. Celebrar a língua nas suas mais diversas vertentes e geografias é o nosso objetivo. Para o efeito, elegemos como referencial para estas Comemorações o Testamento de D. Afonso II que perfaz 800 anos e que avulta entre os mais antigos documentos escritos em português.
As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa iniciar-se-ão, no próximo ano, a 5 de maio, por ser o dia que a CPLP instituiu como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, tendo o seu término a 10 de junho de 2015.

A Literarte no Brasil visa Incentivar e promover a língua e  o respeito mútuo entre os países, exaltar valores como o amor à pátria e o respeito pelos seus símbolos.
Destaca-se na comemoração no Brasil a confecção da Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos e a entrega aos participantes da mesma da Comenda Castro Alves.
Na capa, de fundo, a Carta de Pero Vaz de Caminha a corte, primeiro documento de Registro da existência do Brasil e ao Lado as bandeiras de todos os países lusófonos.
O Evento acontecerá no Luxuoso Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu - Paraná, http://www.hotelbellaitalia.com.br/, no mesmo evento a Literarte também em Parceria com a ALAV- Chile  estará empossando novos membros para a Delegação Brasileira.
Os músicos Marcos Assumpção e Jubiabá da Bahia, farão parte do evento com suas apresentações musicais que tanto encantam ao Público.
Marcos Assumpção
Jubiabá da Bahia
O Final de Semana Cultural ainda contará com venda de Livros e obras de artes, Sarau Poético, Passeios Culturais e muito mais. 
Homenageados na  Obra: 
Almir Zarfeg - Adélia Luzia Prado Freitas -Adriana Freitas -Alberto Chissano -Alberto Slomp
Albino Fragoso Francisco Magaia - Alda Neves da Graça do Espírito Santo -Ambrosina  Coradi   - Amílcar Lopes Cabral - Ana Irene de Menezes Gonçalves de Freitas - Analu Mikosz
Andrews Ulisses - António Agostinho Neto - Aparecida Semini da Costa - Ariano Suassuna -
Barão Rev. Dr. Geraldo Portal Veiga - Betty Silberstein - Bruno Giorgi - Cândido Portinari 
Carlos Drummond de Andrade - Carlos Eduardo de Carvalho Vargas -Carlos Pedro -Carmen F. Fonseca - Carmen Lúcia Hussein - Casimiro José Marques de Abreu - Castro Alves - Antônio Frederico de Castro Alves - Cecília Meireles - Cecília Benevides de Carvalho Meireles 
Charles Santos Simões - Francisco Buarque de HollandaChristina Hernandes -Clarice Lispector - Conceição Maia Rocha de Oliveira - 
Cora CoralinaDalton  Trevisan - David de Jesus Mourão-Ferreira  - 
Débora Villela Petrin,Delmar Maia Gonçalves-  Dinorá Couto Cançado- Dulce Rodrigues - Edvaldo Rosa -Eliane Negrão 
Eloi Angelos Ghio - Eloisa Helena Cavalcanti Barroso -  Elsie Paiva - Érico Veríssimo -EstherRogessi - Eulália Cristina Costa e Costa - Fernando António Nogueira Pessoa 
Fernando SylvanFilinto Elísio - Flávia Assaife - Gabriel Garcia Márquez  - Florbela Espanca 
Francisco Grácio Gonçalves - Gabriela Ruivo Trindade -Geraldo José Sant´Anna 
 Henrique de Senna Fernandes - Iris Maria Sampaio de Oliveira- Isis Dias Vieira,
IzabelleValladares Santos - Jani Brasil - Jorge  Amado - Jorge  Nascimento - José Lisboa - José João Craveirinha - José Martiniano de Alencar - José Donizetti Gonçales-  José de Sousa Saramago - Kacianni de Sousa Ferreira - Kardo Bestilo -Luiz Gilberto de Barros  
  Machado de Assis - Mágda Côrtes Regadas Resende - Manoel da Silva- Marcelo Fontes 
Márcio de Moura Batalha - Marcos Assumpção - Maria Inez Silva Queiroz - Maria Luiza Vargas Ramos  -Mário de Miranda Quintana - Marisa Rezende - Matilde Toledo -
Matusalém Dias de Moura - Mia Couto -  Monteiro Lobato -Neide Maia - Nequitz Miguel
Neri Bocchese - P. Andrez -Paulo Coelho - Paulo Rômulo Aquino de Souza
Pepetela - Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos- Ray de Lavor 
Jm Ribeiro-Canotilho -Rita Bernadete Sampaio Velosa -Roberto Carneiro de Alcáçovas de Sousa Chichorro -Roberto Augusto de Piratininga Ferrari -Roberto Araújo (ROFA) 
Roseli  Mara  Ferraz  de Arruda,-Roseli Hübler -Rozelene Furtado de LimaSamuel Pimenta 
Sandra Ferrari Radich -Sérgio Ribeiro Borsoi Júnior -Silvana Borges -Sonia Nogueira
Suely Ribella -Thereza Toscano -Valéria Cristina Schmitt - Vera Regina da Silva de Barcellos- Vera Regina da Silva de Barcellos - Vera Salbego -Vera Cristina Santana Vilar -
Vera NOvo  Fornelos - Yara Regina Franco.
Novos Membros na Delegação da ALAF : 
Alessandro Borges
Antônio Bacarat
Andrews Ulisses
Cassio Cavalcanti
Carlos Vargas
Charles Simões
Carmen Lucia Hussein
Celia Maria Marchini
Cristina de Azevedo
Eduardo Benetti
Eliane Negrão
Elinalva Oliveira
Eulália Costa
Fabiana de Almeida
Gilson Marinho
Jeremias Francisco Torres
Lindalva Quintino
Magda Resende
Matusalém Dias de Moura
Martha Tavares Pezzini
Nara Pamplona
Paulina Rodrigues
Raquel Pagno
Roberto Ferrari
Ronaldo Babach
Sandra Ferrari Radich
Sonia Nogueira
Su Angelote

Share on Google Plus

2 comentários:

  1. Não vejo a hora de colocar as mãos nesta obra, na qual vou estar presente.

    ResponderExcluir
  2. Sentindo-me lisonjeada. E viva a língua portuguesa!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br