Conhecendo o Cânion do Xingó - Sergipe

Saber que o 5º maior Cânion navegavel do Mundo ficava no Brasil, foi o suficiente para aguçar minha curiosidade em viajar por 3 horas, da capital Aracaju até o Canindé de São Francisco, para conhecer mais um impressionante espetáculo do Grande Arquiteto aqui na Terra, e depois da dica do amigo Luis Fausto , segui segura sem saber o que encontraria, mas , disposta a levar para o Vamos que vamos por aí, a atração que projetou de vez Sergipe no Mapa Mundial de Roteiros Turísticos.
Esperava encontrar uma estrutura quase rupestre, mal localizada e preparada para o ECOTURISMO, tipo rotas no mato, barquinhos e muitos Pernilongos ou..muriçocas como chamam os Mosquitos por lá, mas , surpresa fiquei não apenas com a beleza do lugar, mas também com a estrutura montada para receber o turista.

Fomos recepcionados pela educadíssima e atenciosa Adriana Souza MF Tur http://www.mfturxingo.com.br/mftur.html , que recebeu nossa Produção e nos apresentou ao karrankas e a Click Canion que através da Simpática  Maria Bonita (Miriam Sales) registrou as fotos desta incrível aventura desta curiosa aventureira que vos fala.

O Cânion fica entre os Estados de Alagoas e Sergipe, em determinado ponto do Passeio estamos em Alagoas e em outro em Sergipe, o passeio aliás, promove também a cidade de Piranhas,- Alagoas, que é a única cidade tombada pelo patrimônio no Sertão Nordestino, vale à pena uma chegada, mas, o passeio turístico, que aliás, bomba de estrangeiros, surgiu após o represamento do Rio São Francisco , naquela região, para a construção da Usina Hidrelétrica de São Francisco, e durante todo o percurso há imagens de São Francisco que é o padroeiro do Rio.

Grandes catamarãs fazem o passeio diariamente, e levam cerca de 3 horas para concluir, com 1 hora de ida, 1 de parada para mergulho e 1 de volta, onde deixam os turistas em um grande restaurante chamado Karrancas, aliás, é só seguir as placas do Karrancas que chegamos no ponto de embarque, e a empresa leva você ao ponto seguro para mergulho, pois há alguns trechos com mais de 100 mts de profundidade... tá bom pra você?

O Catamarã tem capacidade para 250 turistas e muitas empresas oferecem também a Rota do cangaço e a Grota do Angico, local onde Lampião e seu bando foram assassinados , se não for um apaixonado por história não vá nesta Grota, pois para quem não tem esta paixão o lugar parece só um marco, eu fui pelo pior caminho 15 kms de estrada de chão, sem internet, sem telefone e com medo, fiquei até com dó de Lampião e seu bando pois estavam super bem escondidos.

Pense em andar 15 kms para encontrar isso?

Nessa foto eu achei que estava chegando, mas ainda faltava muitoooooooo

Enfim..Voltamos ao Xingó.

Os barcos são estruturados, quando zarpam, começam a tocar Forró , bem alto, alguns se animam, outros olham de cara feia, tem uma lanchonete, marinheiros, guias que vão explicando tudo, e no final a Parada no Ponto mais bonito do passeio para mergulho.

Gruta do talhado :

Recebeu este  nome por suas paredes que parecem ter sido talhadas à mão. Os paredões enormes com rochas areníticas têm diversas formas e um visual muito bonito. O local é próprio para banho e mergulho, além de ter um santuário para São Francisco.

Neste ponto a empresa de Turismo oferece um barquinho para passar bem perto das cavernas, para mim o ponto alto de beleza.

O Passeio não é baratinho, mas vale o passe, custa R$ 75,00 por pessoa, e na volta no Restaurante Karrancas, o almoço liberado custa R$30,00 mas o top dos Tops foi o escondidinho de Charque em miniatura que estava simplesmente maravilhoso, pela bagatela de R$ 7,50, recomendo.

O Passeio é incrível, quem for de carro deve ficar atento a estrada que é bastante perigosa, indico a CB Rent a Car para locação de automóveis em Aracaju, a frota é nova, são pouco burocráticos e hiper atenciosos, me ajudaram muito e o preço é o melhor.

Vamos que vamos por aí !