Confira os escritores selecionados para a antologia Pablo Neruda

Adriana Freitas
Graduada em Licenciatura em Ed. Artística, hab. Artes Cênicas (Teatro) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-graduada em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Lecionou na disciplina Artes na Escola Estadual José Mário Alves da Silva em Porto de Galinhas, PE. Atualmente trabalha na Escola Estadual Fernando Soares Lyra, em Gaibú, PE Livros lançados: Naquela Praia, Essa Noite, Praia Nova.  Participou da Fliportinho 2012 (feira literária infanto-juvenil) na praia de Porto de Galinhas.
Ambrosina Coradi
Ambrosina Coradi nasceu em Carolina - MA, em 1943 e passou a sua infância em Crixás, interior de Goiás. Viveu sua juventude em Goiânia onde cursou Pedagogia na Universidade Federal de Goiás.
Em 1969, mudou-se para Brasília onde viu crescer a sua família, a sua carreira e o seu talento, retribuindo com amor à cidade que a acolheu. Após encerrar a sua carreira como professora, com sua aposentadoria em 1991, decidiu abraçar definitivamente as artes. Concluiu o curso de Licenciatura em Artes Plásticas, na Faculdade Dulcina de Morais, em 1995.
Ana Cristina Costa Siqueira
Ana Cristina Costa Siqueira, nascida em 1958, é natural de Juiz de Fora (MG). Veio para o Espírito Santo em 1977, desembarcando com a família na antiga rodoviária de Vitória, imediações do Parque Moscoso, em dia claro, de céu muito azul. A família Siqueira se estabeleceu em Vila Velha. Ana graduou-se em Letras, iniciando na Universidade suas publicações literárias. Autora de “Poema deitado no seu peito, um jogo de amarelinha”(Scortecci Editora, 2012), participa das antologias do Selo Editorial Rebra/Scortecci e de edições bilíngues/ Intercâmbios Culturais (Universidade Federal da Paraíba e outros países; Edições Mandala, na Itália). Cinéfila, amante da crônica, transita do cotidiano às telas de cinema; quase sempre inspirada na Ilha de Vitória.
André Anlub
André Anlub nasceu em (5/1/71)- Escritor acadêmico imortal da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande (RJ) Cadeira N° 95 - Prêmio Medalha Personalidade 2013 pela Academia de Artes de Cabo Frio (Artpop) - Artista plástico com obra no Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea (MAC)da Bahia – Faz parte da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele de Porto Alegre (RS) – membro N°55 - Delegado Cultural - ESCBRAS (MG) - Técnico em Prótese Dentária (SPDERJ).
Anete Apec
Advogada, escritora, poetisa, mestre em reiki e ufóloga -  nascida em São Paulo, atualmente  vive no RJaneiro. Autora de livros esotéricos como: O pequeno Estelar- a origem; REIKI-O Dom Esquecido; EU Quinze; Dramas p/teatro: Existência, Penitencia, João;Poesias - 200 temas soltos; obras infantis: Maria; na Travessa Luiz Gonçalves; Menina Nanica; Tudo tem  sua Hora; O Gatinho Au,au! e o cachorrinho Miau,Miau!; O mistério da chupeta...
Antonio Marcos Lemos
Formação em Comunicação social, graduação em políticas culturais e desenvolvimento cultural, proprietário da empresa jornalistica Sétima Vila, Membro do Instituto Histórico de Pitangui, Vice Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Pitangui, diretor do grupo de quilombola de Velosos, coordenador da Academia de Letras de Pitangui, Consultor de cultura na biblioteca Getúlio Vargas, Membre d'Honneur da Divine Academie Française des Lettres, Arts et Culture. recebeu o Troféu Pedro Aleixo em 2014.
Aparecida Semini
Nascida em Duartina.SP. Brasil,em 12 de dezembro de 1957, radicada na cidade de Campinas desde 1980, neta de italianos. O talento vem desde criança, como prova disso coleciona o Certificado de Arte que recebeu no 4º ano do ensino fundamental.Estudou Artes Plásticas,Teologia e Pedagogia, e também escreve algumas poesias e poemas. Atuou como professora da Rede Estadual de São Paulo. Educadora Infantil na Rede Municipal de Campinas, coordenadora da Fanfarra Municipal de Campinas e gerente do Programa Mais Educação. Promoveu exposições de fotografias e concursos de Fanfarras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Campinas. Participou de exposições individuais e coletivas dentro e fora do país.
Arlete Trentini
Arlete Trentini dos Santos,nascida em terras catarinenses no ano de 1952. Casada com o poeta Bridon desde 1969.  Mãe de 4 filhos e avó de 5  netinhos.Na vida é aprendiz de tudo. No campo literário já recebeu prêmios e comendas.Membro correspondente da   Artpop- Academia de Artes de Cabo Frio.Membro da Academia de Artes de Valparaiso/Comendadora da Alg /Membro da Alav. Associada da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas/ Membro Efetivo da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro Cad  14  /Embaixadora da Paz da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture / Colunista do Jornal Sem Fronteiras/  Membro da  SEG – Sociedade  Escritores Gaspar.
Carlo Montanari
CARLO MONTANARI, pseudônimo de Carlos Anselmo Parada, nascido em Passos - nas Minas Gerais foi lider estudantil pela União Passense dos Estudantes, em uma época em que a UNE havia sido fechada. Líder Sindical em defesa dos funcionários de FURNAS e da CEMIG. Fundador de revista literária e de cunho cultural como a PROTÓTIPO e a ARDEIA. Fundador da ADAP- ASSOCIAÇÃO DE DEFESA AMBIENTAL DE PASSOS E REGIÃO, tendo sido seu Presidente por dois mandatos. Contribuiu com a criação do CODEMA-CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO MEIO AMBIENTE da cidade de Passos, tendo sido o seu primeiro Presidente indicado pelo prefeito e reconduzido pelos membros a um segundo mandato.
Carlos Vargas
É Mestre em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e doutorando pela mesma instituição. Reside em Curitiba, onde atua como analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi professor em cursos das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. Autor do livro “Félix em busca do ser humano” (Chiado Editora, Lisboa), também é colunista do Projeto Divulga Escritor. É acadêmico da Literária Academia e Lima Barreto e da Academia de Letras e Arte de Valparaíso (Chile). Recebeu a comenda Castro Alves (Literarte) e publicou artigos em revistas de filosofia, sendo co-autor de antologias de poesias e contos das seguintes editoras: Scortecci, Delicatta, Beco dos Poetas, Celeiro de Escritores e Câmara Brasileira de Jovens Escritores.
Carmen Lucia Hussein
Carmen Lúcia Hussein é poeta e professora universitária de Psicologia. É Mestre e Doutora em Psicologia do Escolar, no Instituto de Psicologia da USP. Tem 2 livros de Psicologia da Aprendizagem  e vários artigos  em revistas  nesta área.  Fez um estágio de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP. Recebeu 5 distinções internacionais pelo seu trabalho. Tem afinidade com a poesia. Recebeu vários prêmios, condecorações e concursos  nacionais e  alguns internacionais. Publicou cerca de 1000 poesias. Tem 19 livros de Poesias e 80 antologias sendo que algumas estão sendo  divulgadas  no exterior. Realiza estudos de ensino de redação criativa de poesia. Ver o seu site www.carmenluciahussein.com.br .Os seus livros estão  na Livraria Cultura-www.livrariacultura.com.br. O  seu e-mail é chussein8@gmail.com
Christina Luiz
Christina Luiz é Fonoaudióloga. Nasceu em Minas Gerais.Em 2011, Lançou o romance, Que Fim Levou Lola Brasil?(All Print-Editora),na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, e, em 2013, na Feira Internacional do Livro de Frankfurt.Participou de diversas Antologias Nacionais e Internacionais com contos e crônicas. Recebeu o prêmio de Melhores contistas Luso-Brasileiros da Editora Mágico de Oz, Portugal.Ganhou Menção Honrosa com  "O silêncio das horas" no concurso Navegantes na Itália. Em Ouro Preto, ganhou o Prêmio Literarte-2014.É membro correspondente de diversas academias, ALAF, ALAB, Academia de Letras e Artes de Buenos Aires e da ABD. Atualmente, está em permanentes pesquisas para seu próximo romance.
Daniel Lopes de Oliveira
Nascido em 21 de julho de 1946, em Ribeiro dos Santos – Distrito de Olímpia/SP.Formado em Matemática, Pedagogia e Direito. Pós-graduado em Direto Processual pela UNITOLEDO de Araçatuba/SP, exerce a advocacia na cidade de Ilha Solteira, interior paulista. Poeta e escritor tem uma pagina no site www.recantodasletras.com.br onde tem poesias e contos publicados. Participou de várias antologias e prêmios literários, dos quais destaca o Luso-brasileiro de Poesias – Melhores Poetas de 2013. Do signo de câncer, define-se como uma pessoa romântica que ama a vida e cultua o amor em forma de poesia. Contato com o autor: dlopesadv7@gmail.com ou dlopesadv8@gmail.com.
Edivanio Leite
Edivanio Leite é escritor, poeta e bacharel em Direito, nascido na cidade de Farias Brito no Ceará. É associado à LITERARTE e membro correspondente da ALAF (Academia de Letras e Artes de Fortaleza). É autor das obras: “Você, O Senhor do Destino” (All Print); “TANG, o sonho do pequeno imperador” (Editora Literarte);  “Dante, o Pinguim”, “Neco, o jumentinho”, “Gigi no reino das fadas” (Amazon); Participou da Antologia “As 50 melhores estórias infantis” Editora Literarte, com a estória “Dante, o pinguim”; “Do excesso na Legítima Defesa”, “Súmulas e OJ’s do TST” (Clube de Autores, Agbook, Bookess editora e Amazon.com) – 2012/2013; Participou da 4ª Antologia poética da ALAF.
Eliane Negrão
Eliane Negrão nasceu e viveu no interior do Paraná até os 12 anos, quando muda-se para  Curitiba, ali vivendo por 8 anos, com sua família. Freqüenta neste período, o Centro de Criatividades da Capital, onde sua veia artística é aflorada. Retorna à Ibaiti,  no ano de1981, passando a promover e participar de diversas oficinas, workshops  e exposições: pintura clássica e contemporânea; aquarela; escultura; artes cênicas; e, finalmente poesias.  Ano de 1998 - Funda e preside a Associação Cultural de Ibaiti; Ano de 1999 - É diplomada no curso de extensão universitária  de Domínios para a Produção e Política Cultural, promovido pela UF/PR; Ano de 2002 - Participa do 4º SALÃO INTERNACIONAL DE ARTES DE CHAVANTES, obtendo o 2º lugar com seu trabalho "FACE" - escultura em ferro; Ano de 2011 - Funda e preside a Academia de Letras, Artes em e Ciências de Ibaiti;  Ano de 2014: 1.Premiação 5ª Antologia Poética da ALAF- Academia Letras e Artes Fortaleza;  2.Indicada para o II Prêmio Destaque Poético da ALAF - Academia de Letras e Artes de Fortaleza; 3. Selecionada para compor a Antologia Fernando Pessoa e Convidados. Eliane Negrão é Notária, bacharel em direito, e, Pós-graduada em direito notarial e registral.
Elinalva Alves de Oliveira
Mestre em Educação Especial, graduada em História, acadêmica da Academia Feminina de Letras do Ceará - AFELCE e correspondente da Academia de Letras de Goiás. Detentora dos troféus Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. É do Conselho Editorial da Revista Mulheres e Letras da AFELCE, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB - Ceará recebendo da Sociedade Europeia de Belas Artes, Abrasa e Literarte o prêmio Diamonds Of Art And Education Austrain 2013, em Viena, é associada Literarte.
Elvandro Burity
Elvandro de Azevedo Burity (Rio de Janeiro, 26 de setembro de 1940) é um escritor e poeta brasileiro.

Elvandro Burity nasceu no bairro de Quintino Bocaiúva, subúrbio do Rio de Janeiro. Residiu na cidade de Barrow-in-Furness, em Inglaterra, entre março de 1971 a junho de 1974. Aposentado pelo Ministério da Marinha escreveu o primeiro livro em 1987: A Dinâmica dos Trabalhos. A primeira obra de poesias foi O Desafio de Versejar… Viajando pela Imaginação, publicada em 2006. Em 2012 lançou no Salão do Livro em Paris Rien que des Aldravias 1 . Utiliza o lançamento de seus livros para promover campanha filantrópica.

Seus escritos pela expressão peculiar, além do Brasil, são lidos em mais de 40 países, entre os quais: Estados Unidos, Portugal, Canadá, México, França, Inglaterra, Angola, Espanha, Argentina, Chile, Itália, Venezuela, Porto Rico, Grécia, Espanha, Suécia, Colômbia e África do Sul 2

Doutor Honoris Causa - em reconhecimento a sua produção univérsica filósofo/literária de repercussões internacionais, 09 de outubro de 2010 pela Academia de Letras do Brasil 3 4 5

Doutor Honoris Causa - em reconhecimento a sua produção científica, histórica, univérsica e literária de repercussões internaionais, 12 de novembro de 2012 pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil

Presentemente ocupa a Cadeira nº 3 da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, patronímica de Carlos de Laet,6 e é patrono da Cadeira nº 36 da Academia de Letras e Artes de Plácido de Castro
Francisca Neide Maia
Neide Maia é cearense, mas  mora em São Paulo. É Especialista em Literatura, Graduada em Letras,  Bacharel em Biblioteconomia e associada da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras) , Bibliotecária da Prefeitura de São Paulo, Acadêmica correspondente da Academia de Letras de Goiás, Prêmio Excelência Literária REBRA, Acadêmica correspondente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória, Comenda Castro Alves  pela  LITERARTE. Participou de várias antologias  da REBRA. É autora do livro  A Liberdade de expressão na obra de Manuel Bandeira, Editora Scortecci.
Francisco Gonçalves
Francisco Grácio Gonçalves ou Lefteris Kablianis (pseudónimo) vive em Lisboa. Desde cedo sentiu fascínio pelas letras e pela história, áreas que começou a desenvolver desde muito novo. Expandiu os seus estudos em vários domínios – a egiptologia, a história antiga, as ciências da educação, a língua e cultura portuguesas e o ensino do português para estrangeiros. Desde o lançamento da sua primeira obra poética “O Beijo do Silêncio” tem participado em várias publicações literárias, em prosa e em poesia. É também autor e colaborador em obras e artigos científico-pedagógicos e literários.
Gislaine Lima
Gislaine Lima, educadora, alfabetizadora, residente em São Paulo - SP, casada, 29, sem filhos, apaixonada pelos alunos e pelos livros. Participações: 4ª Antologia Poética da ALAF, Antologia Palavras Sem Fronteiras – III – Brasil/Argentina, (Ed. Literarte). Antologias “Recanto das Poesias”, “Meus Rabiscos de Poesias” e “Meus Segredos de Amor” (Ed. PerSe). Coletânea “Melhores Contistas 2013” (Ed. Mágico de OZ). Antologia do “Céu ao Inferno” (Ed. Narvas).  Recebeu o Prêmio Literarte de Cultura 2013 e Prêmio Luso-brasileiro de Contistas 2013. Sempre amante das letras, faz poesia desde a adolescência e nunca dispensa uma boa leitura!
Hazel São Francisco
Hazel de São Francisco:
Professora  em Educação Artística/ Habilitação Musica.
Poeta/ Haicaista.
Artista Plástica..
Acadêmica Correspondente: REAL. Acadêmica Titular  ABEPL. 
Membro Correspondente  ALB/ Suiça.
Comentadora  ABD. Comentadora  UNAP
Premio Literarte  2013 em Arte e Cultura
Premio   “Diamonds of Art and Education”   Austraian  2013
Delegada Regional   CE Piracicaba.
Isis Dias Vieira
Isis Dias Vieira, formou-se em Teologia, em Filosofia e em Psicologia. É professora universitária, psicóloga, pesquisadora e escritora. Foi pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa sobre os Transportes e sua Segurança, em Paris. Recebeu os Diplomas de Estudos  Aprofundados em Segurança Civil e Sociedades na Univ. de Reims, e em Toxicomania, Alcoologia e Tabagismo, na Univ. René Descartes, em Paris. Com várias publicações em Revistas Especializadas, lançou seu primeiro livro “A Oração do Pai-Nosso – O Mantra da nossa Libertação”, em duas versões: português e francês. É membro da Literarte, Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa/Portugal, tem poemas publicados na Revista “De Corpo Inteiro”, do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora e na Antologia “Fernando Pessoa e seus Convidados”; participou com suas poemas do Quarto Festival Internacional de Poesia “Grito de Mulher”.
Está presente na Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos – 8 Séculos de Expansão da Língua Portuguesa. Recebeu por Honra e Mérito a Comenda Castro Alves. É Membro Imortal Acadêmico Correspondente da Academia de Letras e Artes de Búzios, recebeu o Troféu “Prêmio Excelência Cultural 2013”, dos 70 anos da ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e participou da III SACI – Semana de Artes e Culturas Internacionais, Búzios/RJ.
J.C. Bridon
J.C. escreve há mais de 20 anos. Possui sete livros publicados. Relançou seu último livro Coração - A Porta da Compreensão na 21ª Bienal Internacional do Livro de SP, em 2010, e o lançará na Europa em 2012. Participou das antologias Tesouros Brasileiros (Feira do Livro do Cairo, Egito) e Palavras sem Fronteiras (Feira do Livro de Buenos Aires, Argentina). É membro da UBE - União Brasileira de Escritores. Faz parte dos Blogs "Portal do Poeta Brasileiro"; "Recanto das Letras" (Brasil); "Poetas Del Mundo" (Chile); REC - Rede de Escritores de Coquimbo (Chile). Acadêmico da ARTPOP e da ALAV e Delegado da Região Sul do Brasil, da mesma Academia. Comendador pela ALG - Academia de Letras de Goiás. É ganhador de diversos prêmios de cultura.
João Alberto Afonso
João Alberto L. Afonso nasceu em Pedras Altas no Rio Grande do Sul, estado onde iniciou seus estudos em Artes Visuais em 1976; atualmente reside em Xanxerê-SC, onde dá continuidade aos seus estudos e trabalhos em  pintura em óleo s/ tela, acrílico s/ tela, desenhos em  carvão, pastel, lápis.Artista Plástico da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP-SC) com sede em Florianópolis- SC e Associação Internacional de Escritores e Artistas com sede em Cabo Frio- RJ( LITERARTE- RJ).  As suas obras transmitem a grandeza dos sentimentos, as cores vivas da vida, memórias, mostrando também equilíbrio, instabilidade, fragmentação, expontaneidade, agudesa.
PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA: ALAB - Academia de Letras e Artes Buziana-Rio de Janeiro- Brasil, como acadêmico correspondente.ANBA -  Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências – Rio de Janeiro – Brasil, Efetivo da Cadeira nº 38 Amadeu Clemente Modigliani.  ALAV – Academia de Letras e Artes de Valparaiso no Chile, como acadêmico correspondente.
João Batista Romani
É paulista de Marilia, S.P. Seus textos não se prendem a pessoas, lugares ou tempo.  Na singularidade do poema ele mistura o vale verde com o deserto escaldante, homens e abutres lado a lado, sonhos e aventuras, fantasmas e fantasias, decepção,  protesto  e esperança. Poemas,  historinhas infantis  e pequenos  contos, alguns  com pitadas de humor fazem parte de seu universo literário com preocupação constante com os pequenos leitores.
Jorge Nascimento
Ator – Diretor (Registro Profissional/SATED Nºs 730 e 2043) – Autor Teatral (com mais de 30 obras teatrais escritas, muitas delas encenadas dentro e fora do Rio de Janeiro) – Produtor - Diretor de Produção (Trabalhou por mais de 10 anos na Rede Globo de Televisão, onde ocupou vários cargos) – Implantou o Programa Mais Educação e o Programa Escola Aberta – Animador Cultural – SEEDUC (Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro/ Consultor da UNESCO – Programa Escola de Paz / Coordenador Geral do Programa Escola Aberta da FAETEC. Poeta. É Sócio Efetivo da SBAT –  Sócio Fundador do Instituto Chiquinha Gonzaga e faz parte do Conselho Fiscal – Foi Julgador do Carnaval carioca no quesito “Enredo”, nos Grupos B e C em 2000.  Comendador da FALASP / É Acadêmico da ARTPOP/VAL PARAÍSO/LITERARTE
José Donizetti
Poeta e Escritor Paulista, nasceu em São Manuel – SP, em 04.05.1962 – Residente desde 1969 em Osasco – SP. Servidor Público do Município de Osasco. Começou a escrever desde os 14 anos, mas de forma dirigida para publicação de livros, apenas à alguns anos atrás (2007). Com seus 14 anos descobriu que tinha facilidade em expressar os seus sentimentos e pensamentos, através da escrita. Em busca de uma forma de redação, foi com poemas e poesias que melhor se adaptou. Têm 10 livros publicados e participou de diversas antologias poéticas nacionais e internacionais. É associado LITERARTE. Membro das Academias de Letras e Artes de Goiás, de Vitória – ES, Fortaleza – Ce, ARTPOP e Buziana – RJ. Ainda da Academia Boituvense de Letras e Artes, União dos Escritores e Poetas de Barueri - “Operários das Letras” e do Maepo - “movimentos de artistas e poetas de Osasco”, em São Paulo.
Recebeu o Título de COMENDADOR pela Ordem Heráldica de Parlamentares e Comendadores do Brasil (SP) e pelo CONINTER - Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (RJ) Comenda da Paz Nelson Mandela.
José Eduardo Scumparim
J. E. Scumparim nascido em Americana em 1976, formado em Análise de Sistemas é Consultor em melhoria de processos. Recebeu o Prêmio Literário - Literarte 2012 na categoria Revelação Literária.
Marcelo Gomes Jorge Feres
Nascido em 06/07/1957, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Graduado em Administração pela EBAP/FGV, Rio de Janeiro, em 1979; graduado e pós-graduado em Direito pela UNESA, Rio de Janeiro, em 2005; pós-graduado em Filosofia, pela Gama Filho, São Paulo, em 2013. Tem 11 livros publicados, e participa de diversas coletâneas literárias, desde 1987.
Maria do Socorro Cavalcanti
Escritora e poeta; Vice-presidente da Academia de Letras e Artes do Ceará; Presidente de Honra da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense; Sócia das instituições: Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, Academia Feminina de Letras do Ceará; Academia de Letras Juvenal Galeno; Academia de Letras de Goiás; Academia Apodiense de Letras; Academia de Letras Juvenal Galeno; Associação Cearense de Escritores; Embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture. Autora de 6 livros. Detentora dos troféus: Drummond de Andrade; Cecília Meireles e Diamonds of Art and Education Austrian 2013, da Sociedade Européia de Belas Artes Viena -Áustria. Editora chefe dos periódicos "Aflam em Revista" e "Mulheres e Letras"
Maria Luiza Vargas
Maria Luiza Vargas Ramos nasceu em Alegrete-RS, em 09 de novembro de 1952.Concluiu a Escola Normal Colegial no Instituto de Educação “Oswaldo Aranha”, em Alegrete. Graduou-se em Letras pela Fundação Educacional de Alegrete.Fez Mestrado em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendendo teses sobre a Dramaturgia de Nelson Rodrigues.Trabalhou durante trinta anos no magistério estadual e em universidades particulares, como professora de Português e Literatura. Hoje, encontra-se aposentada. Tem três livros de crônicas publicados: “Gazeteando” (De Gaspari, 2007), “Simplesmente Maria” (2012) e “ Pimenta de Cheiro”(2013); um de contos - “Decifra-me” (2013) e outro de literatura infantil - “A menina do Não e outras histórias” (2013), todos com o selo da Alternativa.Para 2014, conta com uma coletânea de livros infantis e o quarto livro de crônicas ainda em fase de revisão.Participou de mais de duas dezenas de antologias e venceu inúmeros concursos literários no país e em Portugal. Mora em Florianópolis-SC e escreve regularmente no blog “Simplesmente Maria” - http://cinquentinhas.blogspot.com, além de publicar crônicas em jornais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Maria Stela Oliveira
Maria Stela de Oliveira Gomes é mineira de Abre Campo, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. É escritora, poeta, artista plástica, membro e Presidente do Conselho Fiscal da Academia Valadarense de Letras, membro-correspondente da Academia de Artes Ciências e Letras de Iguaba Grande -RJ, Primeira Secretária da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce e rotariana do Rotary Clube Governador Valadares. Tem obras publicadas em jornais revistas e antologias e o romance "Marcas de Sofrimento e Esperança". A crônica "Peraltices da Infância" foi publicada em duas antologias, sendo uma traduzida para o francês através do Intercâmbio Cultural da Universidade Federal da Paraíba. A poesia "Sentimento Envolvente" foi musicada e gravada no CD Poesias Musicadas de Brasileiros pelo intercâmbio cultural da mesma universidade. Recebeu a Comenda Gonçalves Dias por sua participação com um poema no Projeto Mil Poemas para Gonçalves Dias. Tem outras obras premiadas.
Matusalem Dias
MATUSALÉM DIAS DE MOURA é advogado e procurador de carreira da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Escritor, poeta e historiador, joa com 23 (vinte e três) livros publicados e alguns outros aguardando edição. em concursos literários, no Brasil e no exterior, alcançou, ao longo de suas atividades literárias, mais de 20 (vinte) primeiros lugares, além de vários outros prêmios, menções honrosas e especiais. É membro efetivo da Academia Espírito-santense de Letras (Cadeira 34), da Academia de Letras Humberto de Campos de Vila Velha (Cadeira 18), Academia Iunense de Letras (cadeira 26), do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e de outras instituições culturais. É, também, Membro Correspondente da Academia Mineira de Letras, da ALA (Academia de Letras e Artes) de Portugal, da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, de Paris (França), da Academia de Artes y Letras de Valparaiso (Chile), do Nucleo de Letras y Artes de Buenos Aires (Argentina), dentre outras entidades literárias congêneres. Na política, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Iúna, Estado do Espírito Santo.
Maurício Paranaguá
MAURICIO DOS SANTOS nascido na cidade de Paranaguá-Paraná, psedônimo MAURICIO PARANAGUÁ é Despachante Aduaneiro, cursou Letras-Português na FAFIPAR em 2010, onde ficou em 3°.lugar no IV Varal de Poesias realizado pela instituição em Maio/2009, 1º lugar em Agosto/2010 com o poema Lua Branca. Classificado no Prêmio Nocera de Poesia na Itália em Novembro/2010 e Menção Honrosa Extra prêmio Isulpar Dezembro/2010. Tem vários poemas publicados pela CBJE-RJ (Antologias 2008/2009/2010 e, Os mais belos poemas de amor 2008 e 2009), várias Antologias LITERARTE-RJ, e Jornal Folha do Litoral Pguá, Recebeu Prêmio Literarte 2012, Melhores Contistas 2013. É membro do Centro Letras Paranaguá, IHGP de Pguá, Núcleo Acadêmico de Letras y Artes de Buenos Aires, Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa.
Mayra Diniz
Nasceu em Santos, 1970, dia 28 de Outubro, por coincidência dia do funcionário público, filha de Dr. Walter Ribeiro Diniz e Noeme Santos Diniz, morou em Santos até completar 30 anos, quando houve o falecimento de sua mãe. Trabalha na área de saúde a 20 anos, escreve poesias, pinta, e estimula também as pessoas de seu convívio a pintar. Formou-se na Universidade Católica de Santos, em Farmácia foi aluna da Dra. Maria Izabel Almeida Prado , na Usp , no curso de homeopatia.
Neri Bocchese
Nasci em Arvorezinha, Vale do Taquari-RS. Casada, Roque. Filhos Roque Eduardo, Fernando, Evandro, Daniel Celestino, Engenheiros. As noras Genoefa-Pedagoga, Vania-Agrônoma.  Presentes de Deus: Giovanna, Gabriel, Victoria e Gustavo. Professora Universitária- UTFPR-cursos de Engenharia em Ciências Humana. Presidente da ALAP- Academia de Letras e Artes de Pato Branco, da APAL – Academia Palmense de Letras, Professa da OFS-Ordem Franciscana Secular, Comendadora da ALG- Acad.de Letras de Goiás. M. C. da ALAV de Valparaizo-Chile, N.A.L.Lisboa, da ANBA, da ALTO, da ALAF, da ARTPOP. Associada da LITERARTE, da. A.C.I.M.A.  Membro do Rotary Pato Branco– Sul. Prêmios nacionais e Internacionais. Gosto de escrever, passear com as crianças, ler e conversar em família.
Paulo Andrez
P. Andrez (1981) nasceu em Campinas, São Paulo.É empresário, artista plástico, publicitário, designer gráfico e jornalista.Atualmente desenvolve trabalhos que utilizam a Arte como interação com a Comunicação.
Rai D'Lavor
Escritora Poetisa. Pernambucana, 63 anos, apaixonada pela Arte Literária e, principalmente. Pela poesia um sonho que acalenta desde sua infância.Cidade atual Rio de Janeiro um paraíso para seus sonhos e reflexões.Coautora de dois livros solo: Momento de Agradecimento Lançado em 29/06/2012 em CCBB - R/J. E 100 Anos de um Pernambucano, Lançado em 14/11/2013. Em São Paulo. Participou de várias Antologias das Ed. Delicatta S/P. E da Literarte. R/J.Sendo agraciada pela Literarte com 06 medalhas e diplomas na categoria destaque poético de 2013.
Ramiro Messody
Messody Ramiro Benoliel, literariamente conhecida como MessodyBenoliel. Carioca, advogada, poeta, cantora e compositora.  Filha única de Ramiro Benoliel e Sol Cohen Benoliel, já falecidos. Viúva, mãe de dois filhos José e Eduardo Benoliel Diógenes de Carvalho.Foi Presidente da OAB-Mulher na década de setenta. Autora dos seguintes livros em poesia: "A Solidão Que Ficou", "À Flor da Pele","Identidade  em  Noites  de Coroação", "Sob Todas As Coisas", "Faces", "In Verbis", "Aldravias" (Pioneira no Rio de Janeiro em obra solo editada", "Primórdios da Literatura Cristã" (Cordel),"A Novela do PC" (Cordel), Diretora Jurídica da UBE  (União Brasileira de Escritores) e Membro de várias Academias, sendo Presidente  em exercício da Cinquentenária  Academia Brasileira de Trova, Detentora de incontáveis premiações, tendo em 2013 recebido a Medalha Hipólito da Costa, na Assembleia Legislativa, das mãos do Presidente   da Ordem dos Jornalistas do Brasil. Membro efetivo do Pen Clube do Brasil,Fundadora do Centro de  Literatura  do  Forte  de Copacabana  e   Conselheira  da  Literarte.
Renata Sborgia
Renata Carone Sborgia nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo. É bacharela em Direito e em Letras . Mestra em Psicologia pela USP. Especialista em Língua Portuguesa e Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional. Pós-Graduada pela PUC/SP E FGV/RJ em Direitos Humanos-Teoria e Prática , Gestão de Pessoas e Direito do Consumidor com MBA em Direito e Gestão Educacional pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro imortal da Academia de Educação (ARE). Atua como Docente, educadora, revisora de Português, escritora, pesquisadora (USP), consultora/assessora de Português e oratória, colunista  em vários jornais e revistas impressas e virtuais(internet). Participou em mais de 30 Antologias com crônicas e poemas. É autora de vários livros com temas ligados à Educação, Tabagismo , Enxaqueca , Língua Portuguesa e Literatura.
Rita Velosa
Rita Bernadete Sampaio Velosa – Jornalista,ativista cultural,poetisa, contista, cronista e trovadora  de Araraquara/SP/BRASIL.Livros publicados  “VENTOS PASSANTES”-2007 (poesias), “FAROLEIROS DE ALMAS”- 2008 (poesias) , “FILHOS DAS ESTRELAS” – 2009 (crônicas),“VESTÍGIOS DOS DIAS”-2010(Contos) , “ABNORMAL E OUTRAS SANDICES DO INESPERADO”-2011(Contos) e ”NO CORREDOR DAS MORTES”.
Roberto Ferrari
Engenheiro, analista de sistemas, administrador de empresas, poeta, escritor e comunicador.Publicou os livros Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina e Fundamental como o Amor. Algumas atribuições do autor: Membro da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture, Paris – 2013. Alguns prêmios recebidos pelo autor: Troféu Carlos Drummond de Andrade – 2013.Comenda da Paz Nelson Mandela – 2014. Troféu Pedro Aleixo – 2014
Rogério Araújo
Escritor, jornalista, professor, cronista, contista e poeta, especialista em Leitura e Produção Textual, bacharel em educação - teologia cristã; autor do livro “Mídia, bênção ou maldição?” (Quártica Premium/Litteris Editora), lançado na XV Bienal Internacional do Livro no RJ (2011), Salão Internacional do Livro e Imprensa de Genebra, (Suíça, 2012), na Expo América, em Nova York, EUA (2012) e na Feira de Frankfurt(Alemanha, 2013); coautor de diversas antologias nacionais e internacionais; comendador e acadêmico efetivo, honorário e correspondente de diversas academias de letras no Brasil (RJ, ES, GO e MG) e exterior (Itália, Chile, Argentina e Suíça). Contato:rofa.escritor@gmail.com
Rosangela Calza
Rosangela Calza nasceu em São Miguel do Oeste (SC) num dia de verão do século passado. É florianopolitana por adoção desde 1989. Formou-se em Letras/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); é mestre em Linguística pela mesma instituição. Ama ler, estudar e viajar. Escreve pelo prazer de ver se materializar em linhas retas as curvas da vida. Está representada em algumas Antologias no Brasil e em Portugal, e em seus Blogs.
Roseli Hubler
Roseli Hübler observa sobre as verdades do universo para lhe proporcionar a fé raciocinada que tanto divulga. Sua trajetória pelo mundo das letras iniciou em 2008 depois de receber uma mensagem espiritual onde se comprometeu a escrever três romances direcionados para os iniciantes nas questões espirituais e vem se estabelecendo desde então. "Andarilhos do Tempo", "Amores em Conflito", "O Peso do Silêncio" e "Fronteiras da Vida" são romances onde a autora enfatiza o quanto a vida de cada um faz parte de um todo maior, e a cada capítulo as peças vão se ajustando não só dentro de uma lógica terrena, mas sob a perspectiva de uma regência cósmica que a tudo visa equilibrar. Assim, estão presentes temas como egoísmo, arrogância, desamor, injustiça, orgulho, lado a lado com ânsia de crescimento espiritual, compreensão gradativa da lei física da ação e reação e a mensagem de que, unidos pela compreensão e boa vontade, seremos muito mais dignos de nós mesmos e, por fim, de Deus. Ao estruturar seus contos, a autora quebrou o paradigma da forma convencional ao inserir, entre alguns capítulos, o que chamou de “reflexão”, expandindo seu papel de narradora e tornando-se uma amiga que conosco pondera sobre temas tão relevantes.
Rozelene Furtado
Rozelene Furtado de Lima-Teresópolis a cidade que sedia a CBF /R.J./ Brasil. Professora, bibliotecária, escritora, contista e poeta, artista plástica. Participa de mais de duzentas e quarenta Antologias; Textos publicados em Portugal, França, EUA (NY), Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Uruguai, Argentina, Chile e na Revista Varal do Brasil; Três livros publicados; Associada a Rede de Escritoras Brasileiras-REBRA; Associada a LITERARTE- Associação Internacional de Escritores a Artistas; Poetas del Mondo; Membro das Academias: AVBL; ANBA; FEBACLA; ALTO; ALG; ACLAV; ATL; Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires; ALB Seccional/Suíça; Membre D'honneur  Divine Academie Française des Arts Letres et Culture;  Autora do Portal CEN-PT; Lançou livros em Bienais no RJ e SP e Feira de livros e em 2014  em Frankfurt.  Vários prêmios literários nacionais e  internacionais.Contato: rosifur@terra.com.br Site: www.rozelenefurtadodelima.com.br
Solange Diniz
Solange Diniz Filgueiras é jornalista, escritora, poetisa, dramaturga. Autora de “Palavras do Coração”, obra que deu origem ao espetáculo de teatro “Desalinhos do Amor”. Acaba de escrever o espetáculo “Cicatrizes”, com estreia prevista para 2015.Editora-chefe do Jornal Novidades;recebeu diversas Moções de Congratulações e Louvor da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Coleciona medalhas e troféus de reconhecimento entre elas: “Chiquinha Gonzaga”, “Austregésilo de Athayde”, “SACI”, “Destaque do Real Gabinete Português de Cultura Internacional”, entre outras.  Membro Efetivo da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Membro correspondente das Academias de Letras e Artes Buziana e Valparaíso – Chile.
Sueli Batista
Paranaense,pedagoga, poeta.Membro da Academia Brasileira de.Estudos e Pesquisas Literárias. Agraciada com Medalhas de Mérito e outras láureas. Verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea. Publicações em Antologias Jornais e Revistas. Autora do livro CISMAS em versos ,ao qual foi outorgada a Medalha do Mérito, categoria Ouro.
Thereza Thedora
Professora de Letras Português / Literatura, a artista plástica e escritora nasceu às margens do Ribeirão Vermelho, entre o verde e as montanhas, na região hoje conhecida como Parque Estadual do Desengano, no município de Santa Maria Madalena, Estado do Rio de Janeiro. Auto didata, aprendeu o manuseio das fibras, pigmentos, corantes e algumas colas vegetais no coração da floresta onde nasceu e viveu sua infância e adolescência. Desde pequena se apaixonou pela obra do Grande Arquiteto, e fez do seu habitat a escola e das mãos do criador o ensinamento. Thereza Theodora participa de exposições no Brasil e em vários países como Itália, França, Alemanha, Argentina e EUA, contando com um vasto currículo de prêmios e condecorações.
Valéria Schimitt
Valéria Cristina Schmitt é Odontóloga e Escritora nascida em Pitangui, interior de Minas Gerais. Formou-se em Odontologia pela UIT e especializou-se em Saúde Pública e Administração Hospitalar pela UNAERP. Por 15 anos atendeu no Pronto Socorro de Divinópolis como dentista e trabalha em seu consultório até hoje. Sua experiência como Professora de sexta e sétima séries nos Colégios "CEPFS" e "IEV" de 1996 a 2000 fez com que se apaixonasse por adolescentes. Foi colunista do Jornal Sétima Vila em Pitangui por 2 anos (2009-2010). Na área cultural atua como Secretária do Instituto Histórico de Pitangui, em espetáculos teatrais e na elaboração de projetos culturais. É Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Pitangui - Sétima Vila do Ouro das Minas Gerais. Tem 3 Livros publicados: A Lei da Atração - 2008, Muito Além do Passado - 2013 e Outono que é o primeiro de uma série de 4. É Membro do Núcleo Acadêmico de Letras y Artes de Buenos Aires, Membre d’Honneur da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Paris/France, Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa além de participar de várias Antologias em todo o mundo.
Vera de Barcelos
Vera Regina da Silva de Barcellos, compositora musical, musicoterapeuta, artista plástica e escritora. Iniciou sua vida literária em 1996, publicando Na luz a dor da saudade tua, Cores poéticas em teu coração e um vídeo poéticoem 1997 e 1998. Em seu acervo literário, mantém oitenta e nove Obras Antológicas junto a escritores nacional e internacionais e trinta e quatro diplomas e premiações literárias. Hoje faz parte de dezenove Entidades Literárias Brasileiras, entre elas, sete Academias de Letras. Atualmente colabora com jornais, revistas e alternativos culturais totalizando quatrocentas e vinte e umapáginas literárias e um acervo de trinta e cinco obras registradas (não lançadas) na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a serem lançadas nos próximos anos. Suas paixões são sua família, filhos e netos, música, literatura e artes plásticas

0 comentários:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br