Conhecendo Brotas - SP - Cidade Referência no Turismo de Aventura








Estava eu viajando para Fortaleza no início do ano de 2014, quando li na revista de Bordo da Gol, uma matéria sobre a paradisíaca cidadezinha do Interior que estava despontando no turismo internacional como rota de esportes radicais... Pronto! Isso foi o suficiente para despertar em mim, a vontade de conhecer Brotas, no interior de São Paulo. 
E assim, a Produção do Programa entrou em contato para que pudéssemos levar ao nosso público todos os encantos da natureza do lugar. 
A Viagem foi longa, pois fomos de carro, mas, com estradas que me lembravam as estradas do Leste Europeu de tão bem conservadas, fizeram com que a viagem fosse tranquila e agradável. 

Para o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto (PSL), a luta para a elevação à categoria de estância já durava 20 anos

Em Brotas a beleza está por toda parte, inclusive na simpatia com que o Brotense nos recebe, já descemos do carro, às 16h com muita fome e fomos recebidos em um restaurante onde o nosso vizinho de mesa ao lado, nos ofereceu uma cerveja e meia hora de prosa... pronto, estávamos chegando ao paraíso e não sabíamos. 
Com um relevo bem acidentado, Brotas é privilegiado em ter em sua formação natural serras, vales, cachoeiras, nascentes de águas cristalinas e rio com corredeiras. 
Dorme quem quer dormir, aprecia quem quer apreciar e quem quer adrenalina, chegou ao lugar certo. 

Brotas deveria constar no calendário de viagens de todos.Um lugar calmo, com ar puro, comida farta e que oferece diversas modalidades de esportes para quem adora uma aventura, na terra, na água ou no ar, não tem como não se render a natureza de Brotas entre tantas atividades a cidade está preparada turisticamente falando para o rafting, boiacross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, circuito de tirolesas e circuito cable (cabos motorizados que puxam o participante que, em pé sobre a prancha, tenta se equilibrar, fazer curvas e manobras). É diversão pura!  E o melhor de tudo... Brotas é cidade modelo em preservação ambiental, apesar de viver do Ecoturismo, sabe utilizar sem esgotar os recursos e em um bate-papo descontraído com o Prefeito da cidade, descobrimos que a mata de Brotas nos últimos 10 anos aumentou ao invés de diminuir, resultado da educação ambiental que a cidade dá não somente aos adultos, mas principalmente as gerações futuras que vão pegar o verdadeiro BOOM turístico de Brotas , previsto entre as 10 cidades que mais irão crescer turisticamente nos próximos 10 anos. 

Começamos nossa aventura pelo Rio Jacaré  Pepira para fazer o rafting, com a equipe da Ecoação, http://www.ecoacao.com.br/, no início achei que era uma loucura, não sou muito chegada a Adrenalina, mas a equipe nos deixou segura e acabei me animando, foi uma sensação indescritivel de alegria, trabalho em equipe, competitividade com as demais equipes que estavam descendo o Rio e no final estávamos esgotados mas hiper satisfeitos. 




A Noite Jantamos no Restaurante www.nikkeysushi.com.br - 
Aproveitamos as delícias orientais preparadas  Chef Francisco Nakano e sua equipe em um espaço amplo, onde fomos atendidos com muita simpatia.






No Segundo dia, procuramos a empresa Território Selvagem, para o passeio na Tirolesa. Foi uma sensação Indescritível, a empresa nos leva em uma trilha para visitar uma cachoeira fantástica, o passeio é tão bom que quando vamos chegando ao final dá até tristeza , eu sinceramente achei que estava voando em cima daqueles vales, e todo o treinamento da equipe nos deixa mega seguros. 




Fizemos o pacote chamado Vôo do Tarzan, mas havia o Vôo do Superman que é maior ainda, pretendemos voltar em Agosto e fazer esta segunda parte.

para reservar o Passeio é só entrar em contato com este site

http://www.territorioselvagem.com.br/

Logo em seguida bateu aquela fome, e fomos no restaurante Camilo, não sei se é coincidência ou não, mas é o nome do Pai do Cantor Daniel, algumas pessoas me disseram que é o restaurante do pai dele, mas nao confirmei esta questão, a comida estava boa e tinha um bom preço, bem caseirinha mesmo, com legumes e churrasco. 



Depois seguimos para o ANAND Atelier, quando chegamos não sabíamos bem o que encontraríamos, mas logo em seguida , nos deparamos com uma palestra sobre o Ritual de Queima do Raku que é um artesanato milenar, que foi passado para o ocidente, a tecnica bem interessante e os artistas que moram no atelier super atenciosos, fizeram peças lindas, saídas de um forno de mais de mil graus, um ponto de visitação interessante, que você pode solicitar até mesmo no Hotel que você estiver hospedado, a palestra acontece no final da tarde. Super indico!








Saímos do Anand e fomos visitar o ARTGianalle  restaurante Italiano, de administração familiar que nos deixou encantados, entrevistei até o Cheff Toninho que é um dos proprietários que aliás, merece nosso respeito, a melhor massa que comemos nos últimos tempos aliados a simpatia de sua mãe que nos atendeu hiper bem, comemos um talharim com Filé Mignon que só dee lembrar dá água na Boca e uma outra massa 4 queijos maravilhosa tambpem, estes pratos deixaram saudades, e o preço muito acessível, porquê uma porção serve bem 2 pessoas e serve até 3 pessoas dependendo da fome, mas ,é tão gostoso que vale á pena um repeteco.




No dia seguinte o passeio ficou com a Quadri Company, uma empresa que aluga quadriciclos e foi um dos momentos de mais adrenalina de todo o passeio. Nos divertimos muito,passamos em Lugares e em Rios que nem achávamos que passaríamos, os rios iam ficando fundos e os quadriciclos de 500 cilindradas iam desbravando o terreno, foi muita aventura para uma manhã só.
http://www.quadricompany.com.br/







Continuando a Aventura que é visitar Brotas, vou falar das cachoeiras que precisam de um capitulo á parte;

Cachoeiras Cassorova;
Fomos recebido nesta cachoeira pelo Fábio que é um dos administradores. Todas as cachoeiras em Brotas ficam em reservas particulares, mas muito bem cuidadas, a maioria como a cassorova com estrutura turística.
Grupos tem um desconto especial.

O conjunto é formado por duas quedas - Cassorova (45 metros) e Quatis (42 metros), acessíveis por escadaria e caminhada. A segunda é bastante procurada para a prática de canyoning




http://www.cachoeiracassorova.com.br/ 

E a Cassorova é cartão postal de Brotas

Conseguimos visitar também o Recanto da Cachoeira, que tem a estrutura de um Eco-parque e é um lugar fabuloso





Você paga R$ 35,00 por pessoa, e utiliza o dia todo. Tem piscina, lanchonete, restaurante, mirante, trilhas e cachoeiras. Cercado de natureza é um lugar delicioso!
Brotas tem ainda outras cachoeiras belíssimas, mas só deu tempo em 4 dias de visitar estas duas e a Nascente Areia que canta, que fica no Hotel de mesmo nome, onde ficamos hospedados. 


Dentro do  hotel fazenda, no Circuito das Águas, está a "Areia que Canta", nascente gigante que brota em meio a uma areia muito branca, feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados.
O passeio é livre para hóspedes, incluso na diária, bastando agendar na recepção horário em uma das visitas guiadas. A primeira da manhã é exclusiva para os hóspedes.
O passeio inclui a visita à nascente e também às corredeiras do Rio Tamanduá (um lajeado de pedra por onde corre o rio, e forma suas pequenas quedas e “bacias” para hidromassagem natural).



*As visitas são sempre acompanhadas por monitores da fazenda, e acontecem todos os dias em horários definidos: finais de semana e feriados ás 09h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h. Demais dias 10h, 12h, 14H e 15h (Horários sujeito a alteração). O passeio tem duração de 2h30 a 3h. Uso de tênis ou papete obrigatório.
*Os visitantes não hospedados no hotel também são bem vindos nos horários abertos a visitação. A visita guiada (ver descrição completa do passeio) tem um custo de 45,00 por pessoa. Em alta temporada consultar disponibilidade antecipadamente.








A Noite em Brotas é meio devagar, não espere encontra Boates ou Pubs Bombando que não vai achar, no máximo um lugar gostoso para jantar como o Brotas bar, que é um bar temático com uma comida deliciosa ( Indico os bolinhos de queijo Coalho com pimenta verde e melado) Coisa  indescritivelmente deliciosa, e a tardinha pode experimentar o Sorvete de Queijo com Calda quente de Goiabada ou Doce de Leite da Especialheria, gente, já rodei o mundo, tomei sorvetes maravilhosos na Italia na Austria, mas foi o sorvete mais gostoso que eu já tomei na vida, aliado a receptividade da proprietária Lilian que parecia uma bonequinha no jeito meigo de falar, tornando o sorvete ainda mais maravilhoso.

Mas, mesmo com a calmaria de Brotas noturna, que acho até válida por conta de tantas atividades diurnas que começam bem cedo, eu indico a visita ao CEU - Centro de estudos do Universo, um verdadeiro planetário em Brotas, hiper estruturado conseguimos ver Júpiter de lá...Creia! 


Totalmente de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), a Fundação CEU criou diversas atividades para contribuir com a aprendizagem de alunos e visitantes. As atividades compreendem não apenas os conteúdos ministrados em sala de aula, mas prioriza a vivência de campo, a interdisciplinaridade e a interatividade, que são peças fundamentais para um ensino de melhor qualidade. Com propostas de atividades abordam todos os ciclos do Ensino Fundamental e grande parte do Ensino Médio, principalmente nos eixos temáticos Terra e Universo, Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade, adaptadas para suprir todas as necessidades do currículo escolar, atingindo assim todas as faixas etárias.
As atividades didáticas da Fundação CEU são divididas em sessões Multimídias, onde o aluno embarcará numa fantástica viagem na busca do conhecimento de forma quase presencial numa sala com recursos audiovisuais de última geração, Oficinas didáticas em locais propícios para a fixação do conteúdo aprendido em sala de aula de maneira vivencial e prática, Sessões de Observação com telescópios e Sessões de Planetário Digital, que é uma das ferramentas mais importantes e didáticas no ensino de Astronomia e diversas outras ciências, tais como Geologia, Biologia, Geografia e Física.
http://www.fundacaoceu.org.br/

Mas,se bater aquela fome monstro, visite o Alex Silva lanches, tem lanches fantásticos gigantes e deliciosos , ainda tem a cerveja artesanal de Brotas por um dos melhores preços da cidade,  você pode curtir a página deles no facebook

https://www.facebook.com/alexsilvalanches?fref=ts





Já que estamos falando da gastronomia Brotense, não pensem que só de carne vivem os fazendeiros e moradores de Brotas,pois bem pertinho da cachoeira Cassorova e do Recanto das cachoeiras tem o Brotas Zen que é um Bistrô  com uma culinária bem natural, de alto padrão de qualidade com produtos orgânicos em um espaço cercado pela natureza.

http://www.brotaszen.com.br/bistro.php



Quem curte História , pode conhecer o Museu do calhambeque que fica na principal rua de Brotas, entre todas as agencias de esportes para turistas.



Visitar Brotas é isso e muito mais, um lugar fascinante que oferece ao Turista tudo o que ele precisa para se sentir seguro e bem amparado.

Se você quiser conhecer outras rotas e opções de passeio façam como nossa equipe, procurem a ABROTUR , que nos deu todas as dicas para passarmos 4 dias em Brotas com atividades e já com as melhores dicas de restaurantes e mapas e tudo o que precisávamos para aproveitar muitissimo bem nosso final de semana, e em Agosto, devemos retornar para gravarmos o Brotas Gourmet, que deve ser fantástico e na volta vamos mostrar outros lugares maravilhosos e mais ainda de Brotas.

Resultado de imagem para abrotur

http://www.abrotur.com.br/


Como chegar
A 240 km da capital paulista e a 170 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, com acesso pelas rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP 225), que é considerada uma das melhores rodovias do País, segundo a Confederação Nacional do Transporte.

1 comentários:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br