Programação Literarte Foz do Iguaçu e Apresentação dos Artistas da enciclopédia Luso- Italiana!

A Literarte estará nos dias 14, 15 e 16 de Agosto na Cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, para o Lançamento da Enciclopédia Luso Italiana organizada pela Literarte . 
Nossa Programação terá início na Sexta-feira com um maravilhoso Café colonial servido no Hotel Bella Itália à partir das 19 h 



No sábado dia 15 de Agosto teremos a fantástica Noite Italiana com o lançamento de Nossa Enciclopédia Italiana
Noite Italiana em Foz do Iguaçu


No Domingo teremos a entrega das Comendas Leonardo da Vinci, além de um cocktail com Sarau e muita música no Lobby do Hotel, com início á 16:00 

Participam desta Enciclopédia os Seguintes Artistas

































No domingo nosso

0 comentários:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br

Algumas curiosidades sobre a História do Brasil

Eram faladas mais de 1 000 línguas no Brasil na época do descobrimento. Destas, 180 são faladas atualmente e apenas 11 tem mais de 5 000 falantes.
Sabe-se apenas o nome de três das 13 caravelas da esquadra que descobriu o Brasil. São elas El-Rei, Anunciada e São Pedro.

Você sabia que Tiradentes nunca usou barba? E que, além de dentista, ele foi alferes, engenheiro, minerador e até tropeiro? A imagem dele barbado é um comparativo a imagem Cristã de Jesus Cristo, comparando -o ao Salvador.

Os filhos dos bandeirantes costumavam iniciar suas expedições pelo interior do país com a idade de 14, 15 anos.

A esquadra que trouxe a família real portuguesa ao Brasil era composta de oito naus, três fragatas, dois brigues, uma escuna de guerra, uma charrua de mantimentos e mais 20 navios. Ao todo, ela trouxe para o Rio de Janeiro 1,5 mil pessoas.

O nome completo de D. Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Dom Pedro I teve oito filhos, sete do primeiro casamento e um do segundo. Além deles, o imperador teve outros seis filhos de relações extraconjugais.
Ainda sobre Dom Pedro I: ele enfrentou uma baita crise de diarreia no dia em que proclamou a Independência do Brasil. Outra: ele usava um burrico, não um cavalo no dia da Independência (ao contrário do que mostra a imagem acima).
A esposa de Dom Pedro I, a princesa Leopoldina Carolina, era amiga do compositor austríaco Franz Schubert e do poeta alemão Johann W. Goethe.
Dom Pedro II foi aclamado Imperador aos 14 anos de idade, permanecendo no poder até os 63 anos.
Os primeiros negros escravos foram trazidos para o Brasil no ano de 1 538. Até a assinatura da Lei Áurea, entraram no país algo em torno de 15 milhões de escravos.
Muitos escravos compravam sua liberdade trabalhando como vendedores. Em 1 750, uma carta de alforria chegava a custar 150 mil réis, preço maior do que o de uma residência simples, que custava 120 mil.
Quando foi abolida a escravidão, o país contava mais de 723 000 escravos.
José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, propôs a abolição da escravidão no longínquo ano de 1 823. A ideia de José Bonifácio era abolir o tráfico e, em seguida, a libertação gradual dos escravos.
Não houve nenhum derramamento de sangue durante a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1 889.
O primeiro comandante da Marinha de Guerra brasileira foi um almirante inglês (!!!) chamado Alexander Cochrane, em 1 823.

A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1 928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte.
Entre os políticos que ocuparam a presidência da República, os nomes que mais se repetiram foram João e José. Destes, Prudente “José” de Moraes foi o único a ser eleito pelo voto direto.
O Estado brasileiro que mais elegeu presidentes da República direta ou indiretamente foi o Rio Grande do Sul. Foram, no total sete presidentes: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e Dilma Roussef. João Goulart assumiu o cargo, como vice-presidente, com a renúncia de Jânio Quadros. Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Dilma Roussef viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul.
A Guerra do Paraguai dizimou três quartos da população desse país. De uma população de 800 mil pessoas, sobraram 200 mil. Do lado brasileiro, morreram 1 864 homens


É isso aí, mais algumas curiosidades! 

0 comentários:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br

Prêmio Nobel - Porque um prêmio tem tanta importância no Cenário mundial?


Alfred Bernarhard Nobel nasceu em Estocolmo, capital da Suécia, no dia 21 de outubro de 1833. Morreu em Sanremo, na Itália, em 10 de dezembro de 1896.



Não recebeu educação formal. Foi educado em casa com professsores autodidatas.

Não gostava de ser retratado. O único quadro que o representa foi pintado depois de sua morte.

Nobel não ligava para condecorações! Gostava apenas de dizer que ganhara a Estrela do Norte da Suécia por ter um bom cozinheiro e a Ordem Brasileira da Rosa porque fora apresentado casualmente ao imperador Pedro II.



Não casou, nem teve filhos. Na ânsia de encontrar uma parceira, publicou num jornal austríaco um anúncio no qual “um senhor de certa idade, rico e instruído afirmava procurar mulher experiente e de certa classe, fluente em outros idiomas, para Ihe servir de secretária e dama de companhia”. O anúncio foi respondido por Bertha Kinski von Chinic que, ao final, não só se tornou amiga de Nobel, como o influenciou com seus ideais pacifistas.

Sua primeira patente foi um detonador de percussão conhecido como processo Nobel.



Trabalhou na fábrica de nitroglicerina do pai, que foi literalmente pelos ares. A nitroglicerina é uma produto altamente explosivo. Seu irmão Emil morreu no acidente.



Tentou erguer uma nova fábrica, mas acabou impedido pelas autoridade suecas. A solução encontrada por Nobel foi construir a nova instalação numa balsa.

No final das contas, Nobel criou a borracha sintética, a nitroglicerina gelatinizada (um explosivo mais poderoso), o detonador e a dinamite, entre outros inventos. Mas não foram apenas suas patentes que o transformaram num homem rico. Nobel enriqueceu também com a exploração de petróleo na Rússia.



Abalado com o uso de seus inventos para fins bélicos, teve a iniciativa de lançar a Fundação Nobel em testamento. O objetivo da Fundação seria premiar todos os anos personalidades que mais benefícios tivessem prestado à humanidade.

O Prêmio Nobel foi distribuído pela primeira vez em 1901, cinco anos após a morte de Alfred Nobel.


O Nobel de economia só foi criado em 1968 para comemorar os 300 anos do Banco da Suécia.

Além de uma bolada em dinheiro, os ganhadores do Nobel são agracidados com uma medalha e um diploma reconhecendo seus méritos. Também é oferecido um jantar de gala em Estocolmo, normalmente com a presença do rei e da rainha da Suécia.

Atendendo a vontade do próprio Alfred Nobel, o Nobel da paz é escolhido na Noruega, não na Suécia.

Quando o comitê organizador entende que não há para quem distribuir o prêmio, ele não é distribuído. Isso já aconteceu 20 vezes com o Prêmio Nobel da paz.

Pausa para uma pergunta: de que modo a organização escolhe os indicados? Através de cartas enviadas a pesquisadores e acadêmicos de diversos países pedindo indicações. Detalhe: ninguém pode indicar a si mesmo.

A primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel foi a polonesa Marie Curie, em 1903.



A família que mais recebeu o prêmio foi a Curie: três, no total. Pierre Curie levou um e Marie, dois.

Por falar em Marie Curie, foram poucas as mulheres agraciadas com o prêmio. Em 2010, elas não chegavam a 45.

O mais jovem premiado com o Nobel foi o físico australiano Lawrence Bragg, que ganhou a honraria aos 25 anos de idade. Bragg recebeu o prêmio juntamente com seu pai, Sir William Bragg em 1915.



O Prêmio Nobel foi rejeitado por diversas personalidades, entre elas o filósofo francês Jean Paul Sartre e o escritor russo Boris Pasternak (este, mais por pressão política).




Os 10 países que mais venceram o Prêmio Nobel foram: Estados Unidos (243 premiações), Reino Unido (92), Alemanha (81), França (53), Suécia (28), Rússia (27), Polônia (26), Itália (19), Suíça (17), Holanda (17).

O país mais agraciado com o Nobel de literatura foi a França, com 11 prêmios.



Quantos prêmios o Brasil ganhou? Humilhação total: zero!


O Brasil pelo menos pode ter a honra de dizer que teve diversos “indicados” ao Nobel, entre eles o líder religioso Chico Xavier, o sanitarista Carlos Chagas, o físico César Lattes e o escritor Jorge Amado.

Um curiosidades muito interessante: o ditador nazista Adolf Hitler cogitou de criar um prêmio concorrente chamado Prêmio Hitler.

Aliás, você sabia que Hitler proibiu alemães de receber o Prêmio Nobel?



Você já ouviu falar na maldição do Nobel? Pois é, existe uma lenda que reza que, após receberem o prêmio, os supostos sortudos se tornam improdutivos, são esquecidos pelo público ou até mesmo assassinados.

Os prêmios póstumos existiram até 1974.


Estas são algumas curiosidades sobre o Prêmio Nobel, uma das mulheres que se destacaram no ultimo ano foi Malala Yousafzay



No meu livro o Regresso de Atlântida o Personagem Principal Santisteban Rivera, ganha o Prêmio Nobel e a nossa adversária no Futebol, a Argentina já levou nada mais , nada menos que 5 Prêmios.

O Prêmio Surgiu a partir da tristeza de Alfred Nobel em ter inventado explosivos que foram usados na Guerra, uma forma de compensar os atingidos pela sua criação com pessoas que realmente prezavam pelo bem da humanidade e pela paz mundial. 


0 comentários:

Obrigada por comentar em meu Blog, sua visita é uma honra, caso deseje fazer alguma solicitação pode usar meu e-mail valladares@grupoliterarte.com.br